ago 18

Google apresenta robô auxiliar de cozinha capaz de interagir com humanos

O Google apresentou o PaLM-SayCan, um robô movido à inteligência artificial (IA) capaz de responder a comandos de seres humanos. O protótipo desenvolvido pela Everyday Robots — empresa que pertence à Alphabet, dona do Google — foi projetado para compreender mensagens e não apenas executar tarefas pré-definidas.

Segundo os engenheiros envolvidos no projeto, o bot utiliza processamento de linguagem de IA para interpretar pedidos e, em seguida, reduz sua gama de respostas possíveis usando um conjunto composto por 100 habilidades gerais com as quais foi treinado para interagir de forma mais natural.

“Você pode dizer ao robô: “Eu derramei minha bebida, você pode ajudar?” O bot então filtra essa instrução por meio de uma lista interna de ações possíveis e a interpreta como “traga-me a esponja da cozinha””, explica o pesquisador responsável pelo protótipo Brian Ichter.

Auxiliar de cozinha

Nas imagens compartilhadas pelo Google, é possível ver que o robô consegue trabalhar tranquilamente numa cozinha comum. Ele é capaz de abrir gavetas, manusear alimentos, separar o lixo orgânico do reciclável e interagir com seus colegas humanos.

De acordo com a empresa, os robôs equipados com o sistema PaLM-SayCan são capazes de planejar respostas corretas para 101 instruções do usuário em 84% das vezes e executá-las com sucesso em 74% das tentativas, mostrando sua capacidade de compreender e fazer tarefas comuns do dia a dia.

“Basicamente, o robô escuta o que está sendo pedido e obedece. São comandos simples como pegar ou trazer algo, mas é justamente essa simplicidade na capacidade de compreensão que torna o sistema extremamente ágil e funcional”, acrescenta o engenheiro da Everyday Robots Karol Hausman.

Sistema Hi-Tech

O sistema por trás do PaLM-SayCan é baseado no modelo de linguagem Pathways, uma plataforma de inteligência artificial que possui 540 bilhões de parâmetros pré-definidos usados para reproduzir tarefas de compreensão e na geração de linguagem natural.

PaLM-SayCan se sente “à vontade” dentro da cozinha (Imagem: Reprodução/Everyday Robots)

O “cérebro” desse sistema utiliza uma combinação de dados em inglês e outros idiomas, com informações encontradas em documentos da internet, livros, conversas informais e códigos guardados no GitHub. Isso amplia o vocabulário do robô, permitindo que ele compreenda comandos variados.

“Esse modelo é apenas um protótipo experimental e ainda não está pronto para ser lançado comercialmente. A execução de tarefas corriqueiras e os seus movimentos ainda são lentos e metódicos, mas essa é apenas uma demonstração de tudo o que o sistema PaLM-SayCan tem a oferecer no futuro”, encerra o líder de robótica do Google Research, Vincent Vanhoucke.

FONTE: https://canaltech.com.br/robotica/google-apresenta-robo-auxiliar-de-cozinha-capaz-de-interagir-com-humanos-223257/