fev 25

Google anuncia data da aposentadoria do Hangouts

Depois de uma série de adiamentos, o Google finalmente bateu o martelo sobre a data que a versão clássica do Google Hangouts será aposentada. A partir de 22 de março, o serviço que substituiu o Google Talk lá em 2013, será integralmente substituído pelo Google Chat.

Inicialmente, a migração do Hangouts para o Google Chat era planejada para 2019, porém, o projeto demorou para ser iniciado e só começou em junho de 2020. Porém, o projeto seguiu sendo protelado por quase dois anos, até ter sua fase final agendada para março de 2022.

Chat é preferencial

Google Chat passa a ser o bate-papo padrão para os usuários do Google Workspace a partir do próximo dia 22 de março. Crédito: Sdx15/Shutterstock

A partir de 22 de março, a opção “o Chat é preferencial” será colocada como padrão para todos os usuários do Google Workspace. Com isso, o mais novo aplicativo de bate-papo do Google passará a ser o padrão. De acordo com o Google, não será possível alterar ou desativar essa configuração.

Isso significa que o domínio hangouts.google.com continuará funcionando, porém, os aplicativos para Android e iOS serão desativados. Mas calma! As fofocas feitas com os colegas de trabalho continuarão acessíveis, já que o histórico de conversas do Hangouts já foram migradas para o Google Chat.

Porém, a partir de 22 de março isso vai mudar. Hoje, todas as mensagens enviadas pelo Hangouts vão automaticamente para o Google Chat e vice-versa. Após a mudança, mensagens enviadas pelo Hangouts seguem indo para o Google Chat, mas o contrário vai deixar de acontecer.

Apenas clientes corporativos, por enquanto

É importante ressaltar que a transição vai afetar apenas clientes corporativos do Google Workspace, e em nada afetará as contas pessoais do Google. Porém, é possível que depois da conclusão da transição no ambiente corporativo, algo parecido pode acontecer nas contas pessoais gratuitas.

Nascido em 2013, o Hangouts pode ser considerado um sucesso dentro de ambientes corporativos, principalmente quando se trata de empresas de grande porte que usam o Workspace. O app foi o substituto do antigo Google Talk, que nasceu em 2005 e foi descontinuado de vez em 2013.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/02/24/internet-e-redes-sociais/google-anuncia-data-da-aposentadoria-do-hangouts/