set 22

Gol compra 250 “carros voadores” para compor frota de táxis aéreos no Brasil

A companhia de viagens aéreas Gol acaba de fechar um acordo para a aquisição de 250 “carros voadores” elétricos até meados de 2025, para montar um serviço de táxis aéreos nos céus brasileiros.

O modelo escolhido é o 250 VA-X4 eVTOL, da fabricante britânica Vertical Aeroespace. Essa aeronave elétrica produz 100 vezes menos ruído do que um helicóptero em voo de cruzeiro.

O veículo vai ter alcance de 160 km, velocidade máxima de 320 km/h e capacidade de carga de quatro passageiros, além do piloto.

Segundo a Gol, a concessão dos “carros voadores” elétricos faz parte de um plano de expansão de atendimento regional e, até o momento, não revelou o capital investido.

O projeto ainda depende da regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil, e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, além das permissões locais de funcionamento. A estimativa é que os processos de certificação e autorização de rotas estejam concluídos até 2024.

O próprio aparelho ainda está em processo de montagem, e deve passar por aspectos de regulamentação. Mas o primeiro voo de teste deve acontecer até o final deste ano.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/09/21/videos/gol-compra-250-carros-voadores-para-compor-frota-de-taxis-aereos-no-brasil/