jul 22

GMail usará logos autenticados para evitar golpes de phishing

Recurso é baseado em um padrão aberto chamado Bimi, e dificultará para os golpistas forjar o remetente das mensagens

Google anunciou que vai adotar um novo recurso de segurança para evitar que usuários do GMail caiam em golpes de phishing, quando malfeitores enviam mensagens de passando por empresas ou órgãos do governo, na tentativa de extrair dinheiro ou informações pessoais de vítimas desavisadas.

O recurso é um padrão aberto chamado Bimi, do inglês “Brand Indicators for Message Identification” (Indicadores de Marca para Identificação de Mensagens). Basicamente, o GMail irá validar o remetente das mensagens, e mostrar a logo oficial da empresa ou órgão governamental correspondente ao lado do assunto.

Exemplo de uma mensagem autenticada com Bimi. A logo da CNN garante que a mensagem é legítima. Foto: Google

A Bimi será usada em conjunto com outro padrão chamado Dmarc, que visa impedir que malfeitores forjem o remetente das mensagens. O Google irá trabalhar com duas autoridades de certificação em sua implementação do BIMI, a Entrust Datacard e a DigiCert.

Um teste piloto com o Bimi será realizado “nas próximas semanas” com um “número limitado” de remetentes, com a expectativa de que o recurso esteja mais amplamente disponível “nos próximos meses”.

Além do suporte a Bimi, o Google anunciou outros 10 recursos de segurança no GMail, incluindo mais controle contra “penetras” em reuniões do Meet, melhor proteção contra phishing no Chat e melhores ferramentas de gerenciamento e mais recursos de segurança para administradores de domínios.

FONTE: https://olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/gmail-usara-logos-autenticados-para-evitar-golpes-de-phishing/103904