jan 07

GM irá vender carros 100% autônomos até 2025, diz CEO

A CEO da GM, Mary Barra, disse na última quarta-feira (5), durante seu discurso na CES 2022, que a montadora irá vender carros 100% autônomos para consumidores particulares até o meio da década (ou seja, no mínimo 2025). A executiva não deu mais detalhes sobre o tipo de veículo sem motorista que será vendido pela fabricante americana, nem o mercado-alvo.

Barra aproveitou ainda para destacar o trabalho da Cruise, subsidiária da General Motors que planeja ser pioneira no serviço de robotáxis.

“Estamos em busca de oportunidades para estender a tecnologia de veículos 100% autônomos para o transporte pessoal com a segurança e a qualidade que nossos consumidores esperam”, disse a executiva. “GM e Cruise estão ganhando conhecimento tecnológico e experiência e trabalhando para ser a empresa mais rápida a ter carros autônomos pessoais no varejo. Na verdade, pretendemos entregar nossos primeiros carros autônomos pessoais já no meio desta década.”

Esta não é a primeira vez que Barra fala sobre a GM vender carros autônomos para consumidores particulares. Em maio de 2021, a executiva disse, durante videochamada da fabricante, que estava aventando a ideia de vender veículos pessoais sem motorista, aproveitando a tecnologia da Cruise. À época, no entanto, ela estipulara que a venda seria possível por volta de 2030 e não 2025.

Cruise Origin, um dos carros autônomos planejados pela GM
Cruise Origin: produção até agora nao começou (Cruise/Divulgação)

Previsões desastradas

O discurso de Barra pode trazer uma pressão inesperada para a GM, que recentemente prometeu prazos de lançamento e não cumpriu. O exemplo mais destacado é o da Cruise, que queria lançar até o fim de 2019 um serviço de robotáxis em alta escala em San Francisco (EUA), o que nunca aconteceu. Agora, a empresa de carros autônomos diz planejar o lançamento para esse ano.

Outra falsa largada foi o carro elétrico Origin, cuja linha de produção começaria no fim de 2021, mas até o presente segue em espera. O Cruise Origin é um veículo autônomo sem pedais de freio e volante.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/01/06/carros-e-tecnologia/gm-ira-vender-carros-100-autonomos-ate-2025-diz-ceo/