ago 25

Globalstar conecta IoT em estações remotas de energia renovável na América Latina

Foto: Chris Lim. Por Wikicommons

A dupla de empresas do segmento satelital Globalstar Globalsat vai levar conectividade para estações remotas de energia renovável na América Latina. Em um primeiro momento, 23 mil dispositivos de Internet das Coisas (IoT) serão atendidos pela parceria, com expectativa de ampliação no curto prazo.

A cobertura ocorrerá a partir da constelação de baixa órbita (LEO) da Globalstar, especializada em usos como o do segmento de IoT. Na América Latina, a empresa atua ao lado da Globalsat desde 2019 junto a setores como mineração, petróleo, gás e governos.

No caso do projeto de energia renovável (que ainda não teve clientes ou países divulgados), os trabalhos estão em curso desde 2020 e envolveram a criação de um hardware personalizado para a utilização nas localidades remotas – aliando “baixos níveis de energia e alta confiabilidade”.

Depois da América Latina, a Globalstar pretende expandir oferta similar para outros mercados internacionais. Vale lembrar que o Brasil tem ampliado a participação de fontes renováveis na matriz energética, além de estar discutindo marco regulatório para a exploração de energia eólica, solar ou gerada pela força das marés em alto-mar (offshore).

FONTE: https://teletime.com.br/24/08/2022/globalstar-conecta-iot-em-estacoes-remotas-de-energia-renovavel-na-america-latina/