abr 30

Game Man? Criaram um Game Boy gigante para rodar jogos de Nintendinho

Você já deve ter ouvido alguma frase parecida isso: “algum dia, o menino vai crescer e virar um homem”. O youtuber Grumpy Modeler levou a citação a sério e e criou um Game Boy gigante capaz de rodar cartuchos do Famicom – o clássico NES, ou Nintendinho, como é conhecido no Brasil – e chamá-lo de Game Man.

 O console é quatro vezes maior que a versão original e totalmente funcional, incluindo botões, tela e sistema de som. A única diferença no videogame gigante é o nome Game Man em destaque no lugar onde fica escrito Game Boy no portátil original. Fora isso (e o tamanho, claro), os dois aparelhos funcionam da mesma forma.

A jogabilidade fica um pouco prejudicada, já que o console é muito maior que o adequado para as mãos humanas. Para ter uma noção, o Game Man tem espaço para um display LCD colorido de 640×480 de 5,6 polegadas, grande salro da tela de 1,9 polegadas do Game Boy original, que ostentava apenas 160×144 pixels.

Como é possível ver no vídeo de apresentação (confira acima), o youtuber testa o Game Man ao jogar ‘Super Mario Bros. 2′ (não fique confuso: por ser a versão japonesa, o nome do jogo aparece como ‘Super Mario USA’). Em meio ao gameplay, Grumpy Modeler tenta passar da primeira fase do game, mas acaba tendo dificuldade com os comandos.

“Os controles são muito bons, mas é difícil segurar o [botão] B para correr ao mesmo tempo que eu pressiono o A”, explicou o youtuber, que também trabalha como designer.

O Game Man ainda conta com alguns recursos que não existiam no modelo original, como por exemplo a entrada para fones de ouvido do Game Boy, que se tornou uma porta AV que permite conectar o console na TV. Porém, ainda é necessário usar os botões do próprio console gigante para controlar os jogos.

Monte o seu próprio Game Man

Game Man é quatro vezes maior que o Game Boy. Imagem: Reprodução/YouTube Grumpy Modeler

Ainda no vídeo, o youtuber mostra a parte interna do Game Man, que foi criado pelo designer com o uso de uma impressora 3D para produzir a carcaça. Já os circuitos internos foram desenvolvidos com a placa mãe de um Famicom original.

O console parece uma versão bestial hackeada e produzida no porão de algum gamer, mas a criação do Grumpy Modeler é mais do que isso, pois tem um acabamento polido de um legítimo produto da Nintendo, incluindo rótulos personalizados em todos os botões – além do título “Game Man” escrito no videogame.

E vamos falar a verdade: não há chance de algum dia a Nintendo transformar uma bugiganga de um hacker em um produto real. Pensando nisso, o youtuber compartilhou gratuitamente não apenas todos os arquivos de origem da impressora 3D para download, como também uma longa lista de todos os componentes necessários para construir o seu próprio Game Man, além de dicas para “fazer o aparelho em casa”.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/04/30/games-e-consoles/game-man-criaram-um-game-boy-gigante-para-rodar-jogos-de-nintendinho/