Gaia, a primeira casa impressa em 3D com terra crua e resíduos de arroz

A empresa italiana de impressão 3D WASP (World’s Advanced Saving Project) imprimiu em 3D uma casa ambientalmente sustentável chamada Gaia. A estrutura da parede da casa é feita de terra crua e resíduos naturais locais, e foi apresentada no evento “Viaggio a Shamballa” na Itália. Este é o primeiro módulo arquitetônico feito em 3D com a impressora Crane WASP usando terra local e resíduos de arroz.

Utilizando fibras vegetais para desenvolver um composto feito com 25% de solo retirado do local (30% de argila, 40% de lodo e 30% de areia), 40% de palha de arroz picada, 25% de casca de arroz e 10% de cal hidratada, foi utilizada uma impressora 3D chamada Crane WASP para imprimir as paredes no local. Gaia é um exemplo de bioarquitetura.

A casa impressa em 3D é ambientalmente sustentável e bioclimática. Equipado com janelas e uma porta envidraçada para otimizar a luz solar natural, um telhado de madeira com fundações de concreto impressas em 3D cria energia térmica para a casa. A estrutura da parede da casa também fornece ventilação natural e isolamento termoacústico.

A mistura RH400-3D utilizada na impressão é um produto inovador: uma pré-mistura à base de argila natural do arrozal em combinação com casca e palha de arroz, projetada especificamente para processos de impressão 3D. O RH400-3D foi especialmente desenvolvido para suportar a carga das camadas superiores impressas durante a instalação.

A mistura é capaz de cumprir as funções básicas das construções por meio de seu uso em projetos digitais. Em um único sistema de assentamento, o RH400-3D atende diferentes necessidades: fechamento de alvenaria, função de isolamento térmico, regulação de umidade, respirabilidade da superfície e estética final do projeto.

Outra estrutura impressa pela 3D Crane da WASP utilizando a mistura RH400-3D foi a “House of Dust”, um projeto promovido pelo Museu Wiesbaden. A escultura é sinônimo de transição gradual entre arte e vida e representa a síntese do avanço tecnológico no diálogo entre o homem e a tecnologia e também entre o homem e as novas formas de vida.

FONTE: https://www.stylourbano.com.br/gaia-a-primeira-casa-impressa-em-3d-com-terra-crua-e-residuos-de-arroz/