Futura estação espacial vai ter internet dos satélites Starlink

A estação espacial Haven-1, da startup Vast, vai contar com a internet dos satélites Starlink. Em um comunicado publicado na terça-feira (9), a empresa anunciou que o futuro complexo — e outros que ainda vão ser construídos — vai ter terminais intersatélite a laser, que permitem a comunicação com os satélites da SpaceX.

Max Haot, diretor executivo da Vast, afirmou em uma entrevista que vão usar terminais fornecidos pela SpaceX. Já Gwynne Shotwell, presidente da empresa da qual Elon Musk é CEO, anunciou em uma conferência que a companhia deve vender a clientes os terminais de comunicação a laser criados para os satélites Starlink. Com os dispositivos, os satélites “conversam”, transmitindo informações entre si.

A SpaceX trabalha na constelação de satélites Starlink oficialmente desde 2019 e planeja lançar dezenas de milhares deles; cerca de 5.700 satélites estão em operação no momento. “Esperamos que a rede e a posição de liderança tecnológica deles continue e acelere com o tempo, que é o porquê de estarmos felizes em ter a chance de fechar uma parceria com a SpaceX para implantar a primeira conectividade a laser deles em uma estação espacial”, acrescentou Haot.

Por enquanto, a ideia é que a Haven-1 tenha quatro terminais, que devem ser suficientes para oferecer cobertura completa. Já os dispositivos a laser devem ampliar as radiofrequências usadas em comunicação com estações em solo.

Os terminais Starlink, por sua vez, vão oferecer conectividade de um gigabit por segundo na Haven-1. “Você pode abrir seu notebook, iPad ou iPhone e ligar para a sua família, fazer uma live ou assistir a um filme, se quiser’, descreveu Haot em referência às experiências que os tripulantes da estação podem ter.

Anunciada em 2023, a estação Haven-1 deve ser lançada em 2025 e vai ser formada por um único módulo, capaz de comportar até 4 pessoas por 40 dias. As cargas úteis da estação podem ser operadas mesmo que não haja ninguém a bordo.

No anúncio do projeto, a Vast revelou também que quer contar com a SpaceX para levar sua estação ao espaço. A empresa de Elon Musk também vai cuidar do transporte dos primeiros tripulantes para lá, que devem viajar em cápsulas Crew Dragon.

FONTE:

https://canaltech.com.br/espaco/futura-estacao-espacial-vai-ter-internet-dos-satelites-starlink-285545/