Foto de satélite mostra erupção do vulcão Stromboli na Itália

O vulcão Stromboli, localizado na Sicília, Itália, entrou em erupção no último domingo (9) e o evento foi registrado por um satélite cinco horas depois. As imagens são do Sentinel-2, da Agência Espacial Europeia (ESA).

Além da lava, é possível ver a grande nuvem de fumaça e cinzas projetada pelo vulcão, que é um dos mais ativos do mundo, entrando em erupção constantemente nos últimos 90 anos. O evento causou um colapso parcial de sua cratera e fez com que as entidades de proteção civil italianas emitissem um alerta laranja à população.

Erupção do vulcão Stromboli registrada por satélite em outubro (Imagem: Reprodução/ESA)

O vulcão Stromboli e sua ilha de mesmo nome estão localizados no sul da Itália, ao norte da ilha da Sicília. A maioria de seus 300 habitantes estão na vila de Ginostra, marcada na imagem do satélite.

O Sentinel-2 ainda capturou, no mesmo dia, áreas de calor no Monte Etna, o mais alto vulcão da Europa. Localizado 100 quilômetros ao sul de Stromboli, as atividades podem sugerir uma ligação entre os dois vulcões. Atualmente os cientistas acreditam que eles são desconectados mas, em maio de 2021, eles chegaram a entrar em erupção no mesmo dia.

Vulcão Stromboli em atividade em 2012 (Imagem: Mark Ireland/Wikimedia Commons)

A missão de observação terrestre Sentinel-2 conta com dois satélites, Sentinel-2A e 2B. Eles fazem parte do programa Copernicus, gerenciado pela União Europeia e Agência Espacial Europeia (ESA).

FONTE: https://canaltech.com.br/meio-ambiente/foto-de-satelite-mostra-erupcao-do-vulcao-stromboli-na-italia-227239/