Fórum Econômico Mundial anuncia 100 novas startups em sua lista de pioneiros – e Brasil fica de fora

Líderes das empresas selecionadas podem participar de workshops e eventos do Fórum durante os dois anos que permanecem no grupo

Entre os negócios que já fizeram parte do grupo estão grandes companhias como Airbnb, Google, Spotify e Twitter (Foto: Pexels)

Mesmo com o ecossistema de startups aquecido no país, nenhuma empresa brasileira entrou na lista de Pioneiros em Tecnologia do Fórum Econômico Mundial, que seleciona 100 negócios inovadores para fazer parte de sua comunidade. Neste ano, a instituição selecionou startups em 30 países — Vietnã, Ruanda e República Tcheca entraram pela primeira vez.

Em seu comunicado, o Fórum destacou algumas empresas, entre elas a Emerge, dos Estados Unidos, que criou um dispositivo com efeitos táteis para usuários utilizarem em reuniões virtuais. Também citou a chinesa Ampd Energy, que desenvolve sistemas de armazenamento de energia com bateria, e a Alife (EUA), que usa inteligência artificial para melhorar a taxa de sucesso da fertilização in vitro.

Na América Latina, foram selecionadas duas empresas argentinas (Mamotest e Pomelo) e duas chilenas (Global66 e Houm), além da mexicana microTERRA, que recebeu destaque do Fórum. A startup constrói sistemas de tratamento de água locais com microalgas que transformam resíduos em fontes sustentáveis de proteína e água limpa.

Confira a lista completa das 100 startups selecionadas

“A comunidade de pioneiros da tecnologia de 2022 já está trazendo grandes mudanças para as indústrias em todo o mundo”, disse Saemoon Yoon, líder da comunidade do Fórum Econômico Mundial, em comunicado. “Ao ingressar neste grupo, esses líderes podem continuar a mostrar os avanços tecnológicos e também como suas empresas estão ajudando a construir um futuro melhor”, acrescentou Yoon.

Pela primeira vez, mais de um terço das empresas selecionadas são lideradas por mulheres, informou o Fórum. Os líderes são convidados a participar de workshops, discussões e eventos do Fórum durante os dois anos que permanecem membros da comunidade. Entre os negócios que já fizeram parte do grupo estão grandes companhias como Airbnb, Google, Spotify e Twitter.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2022/05/forum-economico-mundial-anuncia-100-novas-startups-em-sua-lista-de-pioneiros-e-brasil-fica-de-fora.html