Ford F-150 Lightning Pro: picape elétrica terá versão focada em clientes comerciais

A Ford divulgou detalhes sobre a F-150 Lightning Pro, variante da picape elétrica destinada a clientes comerciais e proprietários de empresas que precisam lidar com trabalhos pesados. De acordo com a montadora, o modelo também é a opção variante mais acessível do novo veículo – que mal lançou, mas já é um sucesso.

 Nas próprias palavras da fabricante estadunidense de automóveis, a F-150 Lightning Pro foi “construída para resistentes” proprietários. “As caminhonetes da Ford representam a espinha dorsal de muitos dos negócios de nossos clientes, e é por isso que as colocamos em testes tão severos, visto que há áreas só podem ser conduzidas por robôs”, disse Ted Cannis, gerente geral de negócios comerciais da Ford na América do Norte. “Isso ajuda a garantir que, quando dissermos que o F-150 Lightning Pro é fabricado aos resistentes, os clientes entendam o que isso realmente significa para os negócios”.

Nova versão da picape elétrica: a Ford F-150 Lightning Pro. Imagem: Divulgação

Em resumo, as duas opções do Ford F-150 Lightning Pro traz recursos adicionais para um público com diferentes exigências, e é suavemente menos potente comparada à edição original do veículo (falamos dela aqui). A versão inicial do modelo apresenta um pacote de bateria padrão e uma potência de motor duplo 4×4 equivalente a 426 cavalos de potência, com a mesma autonomia de 370 km em carga completa.

Já a opção com bateria estendida registra até 482 km de autonomia e conta com 563 cavalos de potência. E aqui vai uma curiosidade: enquanto a edição com bateria padrão tem capacidade máxima de reboque de 3,4 toneladas, a versão com autonomia estendida é forte o bastante para puxar mais de impressionantes 4,5 toneladas.

Além disso, ambas as versões mantém a tração integral – isto é, tração nas quatro rodas de forma permanente, sem acionamentos temporários.

Ford F-150 Lightning Pro é versão para proprietários de empresa e comerciantes. Imagem: Divulgação

O F-150 Lightning Pro tem um gigante porta-malas à prova d’água com 400 litros de armazenamento. O veículo também vem equipado com quatro tomadas CA de 120 volts e duas portas USB. Existem ainda duas saídas na cabine e duas saídas adicionais na caçamba traseira da picape elétrica.

Um dos destaques do modelo é a presença do software Ford Telematics, que permite o monitoramento de frotas com rastreamento GPS e fornecimento de detalhes sobre a saúde dos veículos, comportamento dos motoristas e gerenciamento do consumo de combustível ou energia dos veículos. Mas, diferente da versão Lightning, nada foi especificado sobre a implementação do Android Automotive nesses modelos.

“Os dados telemáticos mostram o necessário para o cliente comercial médio do F-150 nos EUA. Os clientes comerciais acompanham de perto as despesas – assim, eles investem no que precisam e nem um centavo a mais ”, disse Cannis.

Interior da Ford F-150 Lightning Pro. Imagem: Divulgação

A Ford mantém a previsão de disponibilidade da F-150 elétrica, tanto as versões Lightning como Pro, para 2022. A linha de produção é estabelecida em Michigan, nos Estados Unidos (EUA), e deverá ser exportada ao longo do próximo ano. Enquanto os preços da versão Pro não foram revelados, o modelo original tem opções a partir de US$ 39.974 (R$ 210.300) – isso sem considerar eventuais incentivos ou bônus, logo, o valor final pode ficar menor. Encomendas podem ser feitas por meio do site oficial.

Software Ford Telematics, que permite o monitoramento de frotas com rastreamento GPS na Ford F-150 Lightning Pro. Imagem: Divulgação

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/05/25/carros-e-tecnologia/ford-f-150-lightning-pro-picape-eletrica-tera-versao-focada-em-clientes-comerciais/