set 30

Fim do medo de agulha: cientistas dos EUA desenvolvem vacina em adesivo

A Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma boa notícia para quem tem medo de agulhas: um grupo de cientistas está desenvolvendo um adesivo que pode ser usado no lugar da seringa. O dispositivo feito em impressora 3D conta com microagulhas que injetam o líquido na pele.

As agulhas são tão pequenas que não causam dor!

Segundo os pesquisadores, os testes ainda mostram que a eficácia do adesivo na aplicação é até 10 vezes maior do que a de uma seringa comum. Outra vantagem é que o produto pode ser aplicado pelo próprio paciente.

Ainda de acordo com o estudo, enquanto as vacinas convencionais subcutâneas são aplicada na camada de gordura corporal abaixo da pele, a técnica da microagulha dispara o líquido na derme, uma das camadas da própria pele.

Apesar de ser muito prática, a vacina por adesivo pode não ser tão acessível porque ainda é muito cara para ser produzida em massa.
E apesar da eficácia maior na proteção, a taxa de erro na hora da vacinação também é maior, por conta de possíveis problemas com a ponta das microagulhas.

Mas, de qualquer modo, a técnica pode ser uma opção para quem sofre de medo de agulha e não consegue tomar vacinas…

FONTE:https://olhardigital.com.br/2021/09/29/videos/fim-do-medo-de-agulha-cientistas-dos-eua-desenvolvem-vacina-em-adesivo/