A empresa irá usar uma combinação de dados de satélites e rede de telefonia móveis para monitorar e alterar sinais de trânsito.
O Google tentará resolver um dos problemas que afeta diariamente milhões de motoristas globalmente: o congestionamento. Para isso, a empresa vai tirar do papel um sistema inteligente que monitora e ajusta semáforos sozinho.
De início, a novidade será testada na Europa e, segundo a gigante de buscas, faz parte dos planos de transação para os carros com direção totalmente autônoma, que funcionarão conectados aos sistema de trânsito das cidades.
Como é o novo sistema do Google
O plano é que os veículos sem motorista consigam identificar quando o semáforo está vermelho ou verde para frear ou seguir caminho.
- Para funcionar, o sistema do Google utilizará uma combinação de dados de satélite e redes de telefonia móvel para, em tempo real, monitorar e ajustar o tráfego conforme as condições das rodovias.
- A tecnologia auxiliará a descongestionar o trânsito em grandes cidades, especialmente nos horários de pico.
- Em períodos de tráfego mais baixo, o sinal permanecerá verde por mais tempo que o normal, por exemplo.
- A iniciativa será avaliada primeiro em Atenas, capital da Grécia. Ainda não foi revelado se mais cidades receberão a tecnologia no Velho Continente.
- Mais detalhes sobre o programa serão divulgados em breve, segundo as informações da CNN.
A parceria vai além e também irá melhorar os dados do aplicativo Mapas com novas rotas da região de Ática, em Atenas, disse Kimon Logothetis, consultor de segurança rodoviária local em entrevista à emissora ERT1.
Interface do Google Maps vai mudar no Android Auto
O Google também lançou recentemente uma atualização para o aplicativo Google Maps que altera o design no Android Auto. A nova interface altera a posição de alguns botões de controle.
- Motoristas e usuários do aplicativo agora podem encontrar os recursos de ajustes do mapa em um só canto da tela;
- Dessa forma, as funções de zoom, bússola, mudo, configurações e pesquisa podem ser acessadas em um mesmo espaço mais próximo ao lado do motorista;
FONTE:
https://olhardigital.com.br/2023/07/31/carros-e-tecnologia/fim-do-congestionamento-google-vai-controlar-semaforos-por-satelite/