dez 01

Filme em realidade virtual aguça memória de pessoas com Alzheimer

Créditos: Reprodução/The Wayback Recordar, com óculos de realidade virtual, é viver

 

Muitas vezes, as maiores alegrias de quem sofre de demência ou Alzheimer estão nas recordações de memórias do passado. The Wayback (o caminho de volta, em português), um projeto criado no Reino Unido, tem ajudado a manter vivos no presente os sorrisos dessas pessoas. Ao assistirem, com óculos de realidade virtual, a um filme de época, elas descobrem que a felicidade é uma experiência que pode ser repetida.

https://youtu.be/MzcdEI-tSUc

Eventos que foram presenciados por esses pacientes ganham novas cores ao ser encenados, com riqueza de detalhes, por meio da iniciativa de Dan Cole, Andy Garnett e Howard Green, profissionais da agência de publicidade britânica Grey London.

O primeiro “revival”, construído em um filme de 16 minutos com atores voluntários, é a coroação da rainha Elizabeth II, que se deu em 1953 na Abadia de Westminster, em Londres.

O trabalho de filmagem foi feito pela produtora Thomas Thomas Films, cujo diretor, Kevin Thomas, abraçou a causa, escreveu o roteiro e comandou as ações no “set”.

Conferir ares de autenticidade ao “replay” do acontecimento histórico foi uma das grandes preocupações da equipe.

Créditos: Reprodução/The Wayback

Uma forma de reavivar as cores da memória

Roupas, comidas, músicas, conversas de rua, tudo foi reconstituído com um grau de fidelidade que pudesse, de fato, recobrar emoções que estivessem adormecidas, porém latentes, em algum canto da memória do público-alvo do filme.

Os realizadores, eles mesmos familiares de pessoas afetadas pela demência, contaram com o apoio do Dr. David Sheard, um dos maiores especialistas no tema, para definir o modelo ideal do projeto, que também foi impulsionado por levantamento de recursos via plataforma Kickstarter.

Sheard atestou a eficácia do método como forma de estimular a cognição de pacientes com Alzheimer.

O filme da coroação de Elizabeth II é encontrado gratuitamente na App Store. Em breve, deve ser disponibilizado para Android.

O grupo busca agora fundos para reproduzir mais episódios da História. E fazer com que aqueles que vivem de lembranças possam tornar ainda mais presentes a felicidade que elas trazem.

FONTE: As Coisas + Criativas do Mundo