fev 14

Fiat Chrysler e AutoX unem-se para lançar táxis-robô na China

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) está a unir forças com a startup chinesa AutoX para levar os táxis-robô autónomos para a China. As empresas confirmaram na segunda-feira a parceria e anunciaram que a plataforma AutoX AI Driver será instalada na FCA Chrysler Pacifica.

 A AutoX, uma startup chinesa sediada em Hong Kong, irá fornecer o hardware e o software de condução autónoma para a frota da Chrysler Pacifica que a Fiat quer implementar na China.

Segundo o Engadget, a expansão vai acontecer em várias cidades chinesas, incluindo Shenzen e Xangai ainda na primeira metade de 2020. A AutoX já se candidatou a um teste piloto de condução autónoma na Califórnia, com um ser humano como backup, mas ainda está à espera da autorização das autoridades.

A Fiat Chrysler está a apostar na China e não apenas no âmbito dos carros autónomos. A fabricante anunciou recentemente um acordo com a Foxconn para a produção de veículos elétricos para o mercado asiático.

“A AutoX Driver adotou estilos de condução local na China para viajar em condições urbanas complexas e dinâmicas“, escreveu a empresa em comunicado. “Esta nova geração tem um design criativo e integra uma série de sensores, incluindo sensores LiDar de estado sólido, radares, câmaras, GPS, IMU e também o AutoX XCU”, acrescentou.

No que diz respeito à tecnologia de carros elétricos e autónomos, a Fiat Chrysler fica atrás dos seus concorrentes, mas esta é uma forma de se colocar na vanguarda. Acresce ainda o facto de a empresa vir a enfrentar muita concorrência em território chinês

Neste país asiático, os testes com veículos elétricos em vias públicas são permitidos desde 2017. Empresas como a Didi Chuxing, dona da 99, Baidu, Alibaba e Tencent já estão a trabalhar em plataformas de veículos autónomos.

FONTE: ZAP