jul 16

Ferramenta do Google permite traduzir e aprender hieróglifos egípcios

Usuários podem aprender como a língua funciona, escrever mensagens e compartilhá-las com os amigos

Os hieróglifos egípcios foram peças muito importantes para a história do Egito antigo. Alguns especialistas dedicam a vida ao estudo da escrita que possui mais de quatro mil anos. Agora, graças a uma ferramenta do Google Arts & Culture, qualquer um pode descobrir um pouco dessa língua.

Chamado de Fabricius, o sistema, resultado de uma parceria entre o Centro Australiano de Egiptologia da Macquarie University, a Psycle Interactive e egiptologistas do mundo inteiro, utiliza o aprendizado de máquina para compreender os hieróglifos e transmitir o conhecimento de formas bem interessantes.

A primeira maneira permite conhecer os antigos hieróglifos com uma breve apresentação sobre o conceito de escrita. Em seguida, o sistema convida o usuário a traduzir as próprias palavras com a linguagem – além de poder compartilhá-las com os amigos. Por fim, Fabricius estimula a pesquisa acadêmica, com a possibilidade de inserção de pessoas interessadas no assunto.

Até o momento, quem estudava a língua precisava vasculhar vários livros para identificar o conceito e conseguir decifrar as escrituras. Um processo que teve pouca evolução ao longo de um século de trabalho realizado. Agora, o Fabricius pode ser considerado o primeiro recurso digital de estudo para os hieróglifos egípcios. Lançado com um sistema open source, também é possível adaptá-lo para outras línguas da Antiguidade.

Basicamente, o que a ferramenta faz é decodificar a escrita com o aprendizado de máquina implementado. O modelo de aprendizado do sistema foi feito a partir da tecnologia Auto ML do Google Cloud, que consegue compreender o que é um hieróglifo.

O Fabricius está disponível em inglês e árabe. O sistema recebeu o nome em homenagem ao alemão George Fabricius, considerado o pai da epigrafia – estudo da escrita antiga. Para acessar a ferramenta, basta ir até o site oficial. Lá, é possível escolher com qual possibilidade interagir.

 FONTE:https://olhardigital.com.br/noticia/ferramenta-do-google-permite-traduzir-e-aprender-hieroglifos-egipcios/103589