dez 13

Facebook lança aplicativo especializado na criação de memes

Batizada de Whale, a plataforma permite que os usuários façam montagens divertidas com suas fotos

Para uma empresa como o Facebook, acompanhar as tendências e trazer novidades é essencial para manter sua base de usuários. Pensando nisso, a empresa criou uma divisão especializada no desenvolvimento de apps inovadores para seus usuários: a NPE Team. E o trabalho da equipe já está rendendo frutos. Recentemente, eles lançaram um aplicativo voltado especialmente para a criação de “memes”.

Whale permite que os usuários façam montagens, decorem imagens com textos e stickers. Ferramentas similares já eram oferecidas inúmeros outros aplicativos.

Entretanto, a iniciativa do Facebook traz a vantagem de ser completamente gratuita e possuir melhor integração com as outras plataformas da empresa.

 No Whale, é possível selecionar uma imagem de sua galeria ou tirar uma na hora. O usuário tem à disposição uma série de layouts para montar o seu meme. Também pode incluir emojis, textos, efeitos e filtros.Para os mais artísticos, o aplicativo também oferece a oportunidade de desenhar as próprias imagens e criar stickers.

Atualmente, o Whale está disponível apenas no Canadá.

NPE Team?
Os esforços da NPE Team são uma tentativa de reagir ao aparecimento de novos players no mercado. Dentre eles está o chinês TikTok, especializado na criação de vídeos curtos.

Outro ponto que vem atraindo a atenção da empresa é a popularização de plataformas similares ao SnapChat, como o Yolo, LMK, Houseparty e Marco Polo.

O Whale não foi o único lançamento da NPE Team. A equipe já produziu o Aux, uma plataforma de streaming de músicas, e o Bump, um aplicativo de conversas que funciona de forma similar ao Tinder. Nenhum deles está disponível no Brasil.

O Facebook anunciou a criação da NPE Team em julho de 2019. Segundo a empresa, a intenção é que a divisão experimente novas ideias, tendo a liberdade de desmantelar projetos que não adquiram a tração necessária.

FONTE: PEGN