Facebook está trabalhando no seu próprio chip de Inteligência Artificial

Facebook está desenvolvendo seu próprio chip de Inteligência Artificial, indicou o pesquisador-chefe de IA da empresa, Yann LeCun. O objetivo é construir métodos mais eficientes de processamento de redes neurais através de hardware e melhorar o desempenho ​​e eficiência energética dos sistemas.

A declaração foi feita numa entrevista logo antes de LeCun dar uma palestra sobre o futuro do machine learning na Conferência Internacional de Circuitos Semicondutores, São Francisco. Não se sabe ainda exatamente no que o Facebook está trabalhando, mas a matéria da Bloomberg lembra que a Intel anunciou uma parceria com a empresa na última CES, em janeiro.

Yann LeCun disse que futuros chips serão usados para o treinamento de algoritmos de deep learning, e precisariam ser capazes de manipular dados sem ter que dividi-los em vários lotes, como fazem os processadores atuais. Em abril do ano passado, o Facebook contratou uma equipe de hardware para construir seus próprios chips para diversas aplicações, incluindo inteligência artificial, além de gerenciamento para as complexas cargas de trabalho dos grandes datacenters da empresa.

Para o executivo do Facebook, os futuros designs de chip de Inteligência Artificial teriam que lidar com as informações de maneira mais eficiente. Os chips atualmente usados para treinamento de redes neurais são as unidades gráficas de processamento projetadas para renderizar imagens para videogames, como as feitas pela Nvidia. Para LeCun, as GPUs continuariam sendo importantes para a pesquisa em deep learning, mas esses chips são inadequados para a execução dos algoritmos de Inteligência Artificial.

 Comparando com um cérebro humano, LeCun disse que ao aprender, a maioria dos neurônios não precisa ser ativada – diferente dos processadores atuais, na qual toda rede neural é ativada a cada etapa de um cálculo, mesmo que não sejam usados. “Isso torna o processo menos eficiente”, avalia.

Fonte: Bloomberg