set 15

Facebook entende que Instagram pode ser tóxico para adolescentes, diz jornal

O Facebook indica saber que o Instagram afeta de forma negativa a saúde mental de adolescentes. As informações foram obtidas em um levantamento interno feito pela empresa e divulgado com exclusividade pelo Wall Street Journal.

O principal problema da plataforma está nas comparações que os jovens fazem com os influenciadores. Isso acaba fazendo esses usuários se sentirem inferiores por não terem uma rotina semelhante ou por considerarem suas características físicas fora dos “padrões”.

“Trinta e dois por cento das meninas adolescentes disseram que quando se sentiam mal com seus corpos, o Instagram as fazia sentir-se pior”, escreveram os pesquisadores. Problemas com imagem corporal afetam uma a cada três meninas na rede social, diz uma pesquisa feita em 2019 em relatórios anteriores.

Adolescentes no Instagram

Com os meninos, 14% disseram que se sentem piores com eles mesmos após o uso da plataforma. Os resultados, segundo o jornal, indicaram para a empresa a necessidade de mais ações para combater o ambiente tóxico para adolescentes no Instagram. Apesar disso, a empresa ainda considera que a maior partes dos jovens não são afetados negativamente.

Os dados ainda mostram que a página Explorar, que mostra conteúdo selecionado com base na atividade do usuário, é um ambiente que pode levar os usuários a encontrarem conteúdo prejudicial, já que a aba tende a mostrar fotos e vídeos que estão tendo repercussão na rede social.

“Estamos explorando maneiras de levá-los a olhar para diferentes tópicos, se estiverem olhando repetidamente para esse tipo de conteúdo”, disse a chefe de políticas públicas do Instagram, Karina Newton em postagem no blog oficial da empresa. “Estamos cautelosamente otimistas de que esses toques ajudarão a direcionar as pessoas para o conteúdo que as inspira e eleva e, em maior medida, mudarão a parte da cultura do Instagram que se concentra na aparência das pessoas”, completou ainda.

A divulgação dessa pesquisa chega em um momento particularmente delicado para o Facebook. Como o Instagram é uma rede permitida apenas para adolescentes com mais de 13 anos, a empresa discute a proposta de lançar uma plataforma voltada para o público infantil. A ideia, no entanto, enfrentou críticas no congresso dos Estados Unidos e o caso agora é reavaliado.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/09/14/alem-da-infra/facebook-entende-que-instagram-pode-ser-toxico-para-adolescentes-diz-jornal/