fev 02

Facebook encerra programa de Wi-Fi de baixo custo em diversos países incluindo o Brasil

A Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou o fim do programa Express Wi-Fi, que visa fornecer internet de baixo custo para países em desenvolvimento por meio de parcerias com comunidades locais, operadoras móveis e empresas.

O programa existe desde 2016 e o principal intuito da Meta era ganhar novos usuários para suas redes sociais. Durante a existência do Express Wi-Fi foram firmadas parcerias em países como Índia, África do Sul e Filipinas, além do Brasil.  Por aqui, a empresa tinha parceria com algumas prestadoras como a EasyTV e Hispama, que atuam no Maranhão.

Em nenhum momento o programa procurou fornecer internet gratuita, mas os preços aconselhados começavam entre 15 centavos por 100 MB ou US$ 5 por 20 GB, mas os valores finais eram decididos pelas próprias operadoras e não eram repassados a Meta.

Wi-fi do Facebook

“Enquanto estamos concluindo nosso trabalho neste programa para focar no desenvolvimento de outros projetos, continuamos comprometidos em trabalhar com parceiros em todo o ecossistema de telecomunicações para oferecer melhor conectividade”, disse um porta-voz da Meta em comunicado.

Recentemente, a Meta se envolveu em polêmicas devido ao seu programa de internet gratuita em países em desenvolvimento. Uma denúncia apresentada pelo Wall Street Journal informou que diversas falhas nos serviços de internet gratuita estavam gerando cobranças aos usuários.

Logotipo da Meta exibido em um smartphone e, ao fundo, o logotipo do Facebook
Meta encerra programa de Wi-Fi de baixo custo em países em desenvolvimento. Imagem: rafapress/Shutterstock

A denúncia diz que no ano encerrado em julho de 2021, as cobranças feitas pelas operadoras de celular para produtos gratuitos da Meta totalizaram cerca de US$ 7,8 milhões por mês. Além disso, a empresa estava favorecendo o seu próprio conteúdo em detrimento de outros no seu serviço de dados gratuitos.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/02/01/internet-e-redes-sociais/facebook-encerra-programa-de-wi-fi-de-baixo-custo-em-diversos-paises-incluindo-o-brasil/