jun 19

Facebook compra rival do Google Street View

A rede social dá mais um passo na sua tentativa de quebrar o monopólio do Google em relação aos mapas digitais

O Facebook está se movendo para fazer frente ao Google Maps. Em março, em parceria com a Microsoft, abriu seu serviço Map With AI para que o OpenStreetMap (OSM), um mapa de código aberto e gratuito, pudesse expandir sua cobertura de estradas. Em meio à pandemia, ilançou um mapa interativo para manter os usuários atualizados sobre a expansão da Covid-19. Esta semana, adquiriu a plataforma colaborativa Mapillary.

O produto usa imagens capturadas por qualquer usuário para montar mapas com vista da rua, como o Google Street View. Ao caminhar, andar de carro ou bicicleta, o usuário aciona o aplicativo, que tira uma foto a cada 30 segundos; depois esse material é enviado aos servidores da Mapillary através de uma rede Wi-Fi e é usado para compor os mapas.

Desde 2013, usuários de cerca de 190 países contribuem com fotos de seus bairros. As imagens eram de uso gratuito para qualquer pessoa para fins não comerciais, mas com a compra do Facebook, a empresa liberou o uso comercial das fotos. A mudança permitirá que negócios usem as fotos em suas páginas no Facebook.

“Ao continuar a tornar todas as imagens carregadas no Mapillary abertas, públicas e disponíveis para todos, esperamos permitir novos casos de uso e aumentar a cobertura e o uso para beneficiar o mapeamento para todos”, afirma o CEO e cofundador da empresa, Jan Erik, em um post no seu blog oficial.

A rede social tenta ter sucesso onde Apple (com o Apple Maps) e Microsoft (Bing Maps) já falharam: quebrar o monopólio do Google no mercado de mapas digitais interativos.

FONTE: olhardigital.com.br