Fabricantes de armas 3D querem que todos sejam capazes de produzir pistolas e fuzis em casa

Uma rede subterrânea de usuários fanáticos por armas 3D se mobiliza para ajudar quem quer se armar, sem nenhuma restrição do governo

AVANÇOS NA TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D POSSIBILITARAM A PRODUÇÃO DE PEÇAS DE ARMAS USANDO UM ESQUEMA SIMPLES (FOTO: GETTY IMAGES VIA BBC)

Uma nova rede de defensores das armas feitas em impressoras 3Destá crescendo no mundo. A operação é descentralizada, embora boa parte de seus membros estejam nos Estados Unidos. Não existe um líder ou uma base. Mas um dos grupos mais conhecidos se esconde por trás de uma empresa chamada Deterrence Dispensed.

“Se o governo quiser vir atrás de mim, primeiro vai ter que descobrir minha identidade”, disse o usuário que responde pelo nome Ivan the Troll, em entrevista à Wired UK. “Sou apenas um de muitas pessoas com o mesmo pensamento. Defendemos o direito das pessoas terem suas armas e a liberdade para usá-las, sem restrições”, diz.

Segundo Ivan, existem atualmente 100 pessoas que estão ativamente desenvolvendo tecnologia para armas 3D. Além destas, há outras milhares na rede, apenas compartilhando informações. Usam plataformas como Signal, Twitter, IRC e Discord para trocar ideias, revisar os trabalhos e colaborar em novos modelos.

Em uma série de vídeos bombásticos, Ivan mostra como imprimiu diferentes partes de uma arma na garagem de sua casa, e depois ensina a montá-las. Sobre as imagens, textos reproduzem palavras de ordem, como “Qualquer um pode fazer isso” ou “Viva livre ou morra”.

No momento, procuradores de mais de 20 estados americanos estão processando a Defence Deterrence para reverter decisão da Justiça que permitiu à empresa compartilhar online modelos de armas 3D. Nova York foi mais longe, aprovando uma lei que bane completamente a fabricação e divulgação de armas desse tipo.

Ivan, que distribui guias com esquemas visuais e instruções completas sobre modelos, material, tipo de impressora, etc, diz que vê a coisa toda como um hobby. “Eu faria isso de qualquer maneira, com o governo contra ou não.” Segundo ele, armas caseiras existem há muito tempo, então não há motivo para histeria. “Qualquer um pode comprar uma arma nos EUA por US$ 8. “Qual é a diferença?”

Ameaça virtual
Autoridades consideram que as armas 3D representam uma ameaça suprema para a segurança da população. A grande preocupação é que essas armas não têm número de série, e portanto não podem ser rastreadas. Além disso, armas feitas de materiais como plástico não serão detectadas em aeroportos. E pessoas que normalmente seriam impedidas por lei de ter armas podem facilmente imprimí-las em casa.

Para alguns especialistas, porém, o risco não é tão grande assim, por dois motivos. O primeiro é que o processo de impressão seria complicado e demandaria impressoras poderosas e caras. Além disso, quem imprime uma arma em casa corre um risco enorme de vê-la explodir na sua mão, já que os materiais disponíveis para impressão hoje não são confiáveis. Resta saber até que ponto algumas pessoas iriam para serem capazes de se armar, longe de qualquer regulamentação.

FONTE : ÉPOCA NEGÓCIOS