F8 2018: Facebook anuncia funções inéditas para Instagram e WhatsApp

Há poucas horas o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, subiu ao palco em San Jose durante a “Facebook F8 2018“, um evento anual de dois dias que visa explorar o futuro da plataforma e novas tecnologias agregadas.

Ele iniciou a keynote falando sobre responsabilidade – muito conveniente, após o polêmico caso do Cambridge Analytica – e poderosas ferramentas nas mãos das pessoas (bem como garantir que estas sejam usadas para o bem).

Seguindo com o discurso, Zuckerberg comentou sobre novidades interessantes que chegariam aos serviços e apps do Facebook, incluindo o Instagram, WhatsApp e Messenger.

Facebook

Clear History

A rede social mais utilizada no mundo ganhará um recurso chamado de “Clear History”.

Ela permitirá que os usuários possam, além de verificar os websites e apps que tem acesso às suas informações, ter a possibilidade de excluí-las de sua conta, ao mesmo tempo, desativado a capacidade do Facebook de armazená-las atreladas à uma conta específica.

Grupos

O Facebook ganhará uma aba “Grupos” que simplificará a navegação dos usuários por entre os diversos grupos em que eles já participam, facilitando, dessa forma, a interação e acesso ao conteúdo publicado neles.

A novidade também tornará mais fácil o descobrimento de novos grupos.

Paquera

 O Tinder que se cuide, pois um novo recurso direcionado a paquera estreará no Facebook até dezembro!

Não é novidade que as pessoas utilizem a rede social para conhecerem possíveis pretendentes, mas com as próximas atualizações, elas poderão ter acesso a um perfil “especial” de namoro.

Ele ficará separado do Facebook, e começará a sugerir correspondências baseado nos interesses, preferências de namoro, amigos em comum, e eventos.

Ao confirmar sua presença em um evento, por exemplo, ainda mais sugestões aparecerão – vai dar para começar uma paquera antes mesmo de chegar na festa.

Novidades para o Stories

Muitos usuários usam ativamente o recurso Stories para compartilhar seus interesses, agora, ele ficará ainda mais interessante.

Integrando-se ao Spotify, será possível compartilhar com o mundo o que você está ouvindo, e mostrar para todos a trilha sonora que embala o seu humor atual.

Os álbuns aparecerão como imagens com links embutidos, ao clicar neles, o Spotify será aberto e reproduzirá a canção/álbum compartilhado.

Melhorias no “Resposta a Crises”

O Resposta a Crise foi anunciado ano passado, introduzindo as ferramentas Safety Check, Community Help Fundraisers.

Visando tornar mais fácil o apoio aos que precisam em tempos de crise, até o fim do ano, o Facebook permitirá que pessoas afetadas por desastres compartilhem em primeira mão informações importantes.

Desde fotos e vídeos dos locais de acidente até o fechamento de ruas, tudo poderá ser compartilhado e acessado em tempo real.

Doações de Sangue

Na Índia, Bangladesh e Paquistão o Facebook começou a oferecer um recurso que permite com que usuários registrem-se como doadores de sangue no Facebook.

Através dele ficará mais fácil não só enviar pedidos como também saber em que local as doações poderão ser realizadas.

Messenger

AR para o Messenger

Em uma atualização futura, o Facebook Messenger ganhará uma maior integração com a Realidade aumentada.

Marcas poderão, por exemplo, integrar seus produtos à essa tecnologia, permitindo que usuários possam experimentá-los ou visualizá-los em suas casas.

Os desenvolvedores também poderão criar experiências que permitam às pessoas personalizar, experimentar e até mesmo interagir com novos produtos – ou quem sabe, expressar-se de uma forma divertida.

Traduções da M

O Assistente “M” se tornará uma ferramenta ainda mais importante para compradores e vendedores no Marketplace, pois em breve, poderá lidar com traduções, permitindo vender coisas localmente comunicando-se em idiomas diferentes (com sugestões para traduções).

Quando usuários do Marketplace receberem uma mensagem em um idioma diferente, M perguntará se eles desejam traduzir a mensagem.

No lançamento, traduções do Inglês para o Espanhol (e vice-versa) estarão disponíveis (nos Estados Unidos). O recurso será expandido para outros mercados gradualmente, bem como, os poucos, ganhará ainda mais sugestões de traduções.

Redesign e tema escuro

Visando reduzir o consumo de bateria em smartphones com telas OLED, e ao mesmo tempo, amenizar o estresse dos olhos durante o uso, o Facebook Messenger ganhará um tema escuro.

Ao mesmo tempo, o app, que os últimos anos acabou se tornando um emaranhado de experiências, será contemplado com um visual mais limpo e simplificado.

Instagram

 Chat por Vídeo

O bate-papo por vídeo chegará como uma nova maneira de as pessoas usarem vídeos em tempo real para se conectarem; ele estará disponível no Instagram Direct e dará autonomia a conversas entre duas pessoas e em grupo.

Novos efeitos de câmera

Com o uso do AR Studio, criadores de conteúdo poderão compartilhar experiências de câmera exclusivas e interativas, incluindo filtros de rosto e efeitos do mundo todo, tornando ainda mais rica a experiência e interação com seus seguidores.

Novo Explore

O menu Explore será redesenhado para facilitar a descoberta de coisas de seu interesse; em sua nova versão, ele organizará o conteúdo sugerido em canais de tópicos relevantes, tornando mais fácil do que encontrar aquilo que você gosta.

O bate-papo por vídeo e o novo Explore estão agora em teste e logo serão lançados globalmente.

Chamada do Grupo e Stickers no WhatsApp

Chamadas por voz e vídeo já são muito populares no WhatsApp, mas em breve, o Facebook tornará a experiência de uso ainda mais empolgante, adicionando o recurso de chamadas em grupo, que desembarcará no app nos próximos meses.

Além dele, usuários também poderão contar com a presença de Stickers, similares aos que já temos no Messenger.

AR e VR

Ampliando o alcance da Realidade Virtual, Mark Zuckerberg anunciou durante o evento novas maneiras de as pessoas se conectarem com amigos e familiares utilizando as tecnologias de Realidade Aumentada e Realidade Virtual.

Oculus Go

O headset VR autônomo da Oculus, disponível para compra a partir de US$ 199 (~R$690), chega às prateleiras com mais de 1.000 apps, jogos e experiências disponíveis no lançamento. Ele representa uma maneira fácil de entrar na Realidade Virtual e explorar à fundo a tecnologia.

Novos apps VR

Estamos introduzindo novas maneiras de experimentar a Realidade Virtual com amigos e se conectar com seu entretenimento favorito.

  • Oculus Venues: chega como uma espécie de “ingresso” para eventos sociais em Realidade Virtual – incluindo shows, esportes e espetáculos, para curtir com amigos e milhares de outras pessoas.
  • Oculus Rooms: originalmente lançado para o Gear VR, ele ganhou uma nova roupagem e adaptação para o Oculus Go, agora permitindo que amigos divirtam-se jogando games de tabuleiro, assistindo filmes e muito mais.
  • Oculus TV: como o próprio nome já diz, estreia como uma grande TV virtual, onde até quatro pessoas podem (ao mesmo tempo) assistir a conteúdo ao vivo ou sob demanda. A Oculus Venues e a Oculus TV serão lançados no fim deste mês.

Formas imersivas para compartilhar

Além de contarem com as já anunciadas publicações em 3D, em breve, usuários poderão levar objetos 3D do Feed de Notícias para experiências de Realidade Aumentada da Câmera do Facebook com apenas um toque.

Previsto para os próximos meses, o recém-anunciado 3D Photos estreará como um novo tipo de mídia, que permite que as pessoas capturem e compartilhem momentos 3D usando seus smartphones.