Exposição em Jacareí leva visitantes para 1870 através da realidade virtual

Um olhar para o passado através do futuro. O MAV (Museu de Antropologia do Vale do Paraíba), em Jacareí está promovendo a exposição “Um Olhar para 1870”, uma mostra através de realidade virtual.

A exposição, que fica no espaço até o dia 28 de março, traz de volta o cenário do casarão nos tempos do Império.

Antes de se tornar um museu, o local era abrigo do Barão Gomes Leitão. As instalações têm mais de 160 anos.

Com o objetivo de resgatar a memória do espaço, a Fundação Cultural de Jacarehy idealizou a exposição para transportar os visitantes para aquele tempo.

Através de óculos de realidade aumentada, é possível ver objetos, móveis e adornos presentes no ambiente. Além disso, também é possível conhecer um pouco mais dos hábitos, costumes e história da aristocracia da época a partir desses objetos.

A realidade virtual utiliza recursos eletrônicos para induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, permitindo a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.

“Proposta é que, através da tecnologia, a história de nossa cidade seja mais atraente para a população. A linguagem contemporânea só complementa e ajuda. Queremos apostar essas novas linguagens”, afirma Bruno Castro, presidente da Fundação Cultural de Jacarehy.

O Solar Gomes Leitão é um prédio construído com arquitetura neoclássica. Sua inauguração aconteceu em 1857 pelo Barão João da Costa Gomes Leitão.

Ele era um grande comerciante de Jacareí que construiu sua fortuna á partir do trafico negreiro, produção de café e empréstimo de capital.

Após sua morte em 1879, o prédio acaba sendo herdado por uma de suas quatro filhas.

O prédio então é vendido ao estado e adaptado para sediar o grupo escolar Cel. Carlos Porto, cujo ocupa o edifício entre os anos de 1895 e 1980.

Desde então, passou a abrigar o Museu de antropologia do Vale do Paraíba..

FONTE: O VALE