EUA irão utilizar “drones de mergulho” em busca do submarino desaparecido

Equipamentos têm autonomia para percorrer profundidades extremas; vários outros veículos, como aeronaves C-130, serão usados para reforçar as equipes que estão desde domingo na procura pelo submergível.

Os militares dos EUA estão movendo ativos militares e comerciais para ajudar nos esforços de busca em andamento pelo submersível desaparecido quando faria uma visita aos destroços do Titanic, de acordo com a Guarda Costeira (USCG) e o Comando de Transporte dos EUA.

O Supervisor de Salvamento e Mergulho da Marinha está trabalhando com o Comando de Transporte dos EUA para trazer “meios mais capazes” para a busca, disse o capitão Jamie Frederick, do Primeiro Distrito da Guarda Costeira, na terça-feira. Os ativos serão movidos primeiro para St. John’s no Canadá e depois levados para a área de pesquisa. O comando da Marinha possui avançados veículos de mergulho operados remotamente, capazes de operar nas profundidades extremas exigidas neste esforço de busca.

“A Marinha está trabalhando para coordenar ativos com o USCG e o comando unificado. Daremos mais detalhes à medida que colocarmos ativos e pessoal no local”, de acordo com um porta-voz da Marinha.

Também haverá três voos de Buffalo, Nova York, para St. John’s hoje transportando carga comercial que pode ajudar nos esforços de busca e resgate, disse um porta-voz da Transcom à CNN.

Não está claro neste momento quais ativos ou equipamentos estão nos voos ou a quem pertencem.

“O Comando de Transporte está coordenando o planejamento autorizado e o suporte da assistência do Departamento de Defesa e transporte de ativos na localização e recuperação de um submersível tripulado de propriedade comercial desativado no Oceano Atlântico”, disse um porta-voz do Transcom em comunicado.

O departamento de Defesa também está ajudando, disse a vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh.

Duas aeronaves C-130 estavam auxiliando em voos de busca e salvamento sobre a área na segunda-feira, e um C-130 da Guarda Aérea Nacional se juntaria aos esforços na terça-feira, disse ela.

“[Até o final de hoje, teríamos comprometido três C-130 para realizar voos de busca e salvamento”, disse Singh. “Além disso, a Marinha está em contato com a Guarda Costeira e está trabalhando para fornecer pessoal como especialistas no assunto e ativos o mais rápido possível.”

“Acredito que estamos fazendo tudo o que podemos em termos de levantamento da área e esse tem sido o foco do departamento no momento”, acrescentou.

FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eua-destacarao-drones-de-mergulho-em-busca-do-submarino-desaparecido/