EUA inaugura seu primeiro parque eólico público em alto-mar

Projeto está localizado em Nova York e terá energia limpa para abastecer 70 mil residências.

O primeiro parque eólico offshore em escala comercial foi inaugurado nos Estados Unidos. O projeto, que foi batizado como South Fork e teve início em janeiro de 2022 no estado de Nova York, poderá abastecer até 70 mil residências. A construção foi realizada pela empresa dinamarquesa Ørsted e a concessionária norte-americana Eversource.

O South Fork Wind tem 12 turbinas indo até o alto-mar e capacidade para gerar 132 megawatts de energia limpa. Segundo o site oficial do parque eólico, as penínsulas de Long Island e Rockaways, em Nova York, já estão sendo abastecidas, mas ainda sem a capacidade máxima de geração. O projeto-piloto, em 2016, previa quatro vezes menos energia do que o atual.

O projeto da South Wind havia atingido a marca de 50% de instalação em 18 de janeiro, com seis das 12 turbinas prontas para uso. A energia do parque eólico será diretamente ligada à rede elétrica em East Hampton, bairro de NY, por meio de uma única linha de transmissão instalada em março do ano passado. A energia produzida está sendo vendida à empresa Long Island Power Authority, sob um contrato de concessão de 20 anos.

“Foi extremamente gratificante ajudar empresas locais em Nova York a trabalhar com empresas de todo o país para tornar realidade a primeira fazenda eólica offshore em escala comercial dos Estados Unidos”, disse o Chairman, Presidente and CEO da Eversource Energy, Joe Nolan.

Próximos projetos de energia eólica nos EUA

Além do projeto em Nova York, o governo do presidente Joe Biden aprovou outros cinco projetos de energia eólica offshore. Um deles é da própria Ørsted – o Revolution Wind, que seria capaz de abastecer 350 mil pessoas em Connecticut e Rhode Island.

A meta do país é conseguir abastecer 10 milhões de pessoas até 2030. Com os projetos já aprovados, esse número chegaria perto de 2 milhões. Ou seja, as empresas e o governo norte-americano precisarão trabalhar para a criação de novos projetos nos próximos anos.

FONTE: