ESTE “SHORT ROBÓTICO” PERMITE CAMINHAR E CORRER COM MENOS ESFORÇO

Ainda em fase de protótipo, a vestimenta usa motores e cabos para auxiliar usuário nos movimentos

O equipamento é resultado de uma parceria entre Harvard, Universidade de Nebraska e Universidade de Chung-Ang (Foto: Divulgação)

E se a sua roupa desse uma “forcinha” na hora de fazer atividades físicas? Essa é a proposta de um “short robótico” desenvolvido por pesquisadores de Harvard, da Universidade de Nebraska e da Universidade de Chung-Ang, na Coreia do Sul. A vestimenta foi projetada para ajudar os usuários a correr e andar com menos esforço.

Para isso, o short inclui um conjunto de motores e cabos que ajudam a estender o músculo do quadril à medida que o usuário mexe as pernas.

Dessa maneira, segundo os criadores, a energia que a pessoa gasta para se locomover é reduzida.

O “sistema” também usa um algoritmo que detecta se o usuário está andando ou correndo. Dependendo do movimento, o próprio short altera a força necessária para ajudar no movimento.

Com um protótipo, a equipe conduziu testes em diferentes cenários de corrida e caminhada. Durante esses exercícios, eles mediram a quantidade de energia que cada voluntário gastava, monitorando também a quantidade de oxigênio consumida.

Segundo Philippe Malcolm, biomecânico da Universidade de Nebraska e pesquisador sênior do projeto, o produto gerou uma redução de 9% no consumo de energia durante a caminhada e de 4% durante a corrida.

FONTE: PEGN