Este robô se ‘derrete’ sozinho para escapar de uma prisão; assista

Cientistas chineses criaram um robô que alterna do estado sólido para o líquido para ultrapassar obstáculos, com propósitos médicos e de engenharia. Entenda a novidade.

Cientistas criaram um robô que alterna do estado sólido para o líquido, sendo capaz de ultrapassar obstáculos físicos. Um vídeo divulgado pela equipe da Universidade Chinesa de Hong Kong, na China, mostra o modelo — que lembra um boneco de Lego — se “derretendo” e atravessando uma cela. Em seguida, ele se reconstrói do outro lado. O projeto tem propósitos médicos e de engenharia, pensado para ser capaz se esgueirar e elaborar tarefas em locais de difícil acesso.

Quem assistiu a Exterminador do Futuro 2 vai lembrar o personagem T-1000, do ator Robert Patrick, que se moldava em metal líquido durante as cenas de ação. Agora, a ficção científica se mistura um pouco com a realidade. A máquina magnética é capaz de realizar transições rápidas e reversíveis entre as fases sólida e líquida. O time de cientistas, liderado pelo engenheiro Chengfeng Pan, publicou nesta semana a engenhoca curiosa em um artigo, na revista científica Matter.

Os especialistas se inspiraram nos pepinos-do-mar — que têm corpos moles que podem se espremer facilmente em locais estreitos, mas que também ficam rígidos em alguns segundos. Para isso, esses seres usam enzimas que fazem com que as fibras de proteína se unam novamente. No caso do robô, os cientistas usaram um processo chamado “matéria de transição de fase líquida-sólida magnetoativa” (MPTM), que muda de forma usando campos magnéticos.

O robô não precisa estar em um local quente para derreter, já que gera seu próprio calor por indução. Ele é feito de apenas dois ingredientes: micropartículas magnéticas de neodímio-ferro-boro, que são embutidas em gálio — um metal que derrete a 29,8 °C. O uso da tecnologia foi aplicado em alguns exemplos médicos — como manipulação de medicamentos na simulação de um estômago humano — ou até na indústria, substituindo um parafuso perdido.

A autora Carmel Majidi, da Carnegie Mellon University, diz que há muita potencialidade para o futuro. “As partículas magnéticas aqui têm duas funções. Uma é que elas tornam o material responsivo a um campo magnético alternado. Então você pode, por indução, aquecer o material e causar a mudança de fase. Mas as partículas magnéticas também dão aos robôs mobilidade e a capacidade de se mover em resposta ao campo magnético”, explica Majidi.

Veja, a seguir, o vídeo da transformação:

FONTE:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2023/01/este-robo-se-derrete-sozinho-para-escapar-de-uma-prisao-assista.ghtml