Este é o ‘truque’ de inovação que o atual CEO da Apple mais amava em Steve Jobs

Tim Cook detalha como o fundador atuava como gestor e o que aprendeu com ele.

“Eu sabia que não poderia ser o Steve Jobs’, diz Tim Cook, CEO da Apple Emma McIntyre / Getty Images

Tim Cook, CEO da Apple desde 2011, afirmou durante uma entrevista à revista GQ, que trabalhou muito para consolidar seu próprio legado, mas sem deixar de admirar o estilo de liderança de seu antecessor, Steve Jobs. Isso porque ele sempre soube que não poderia ser o visionário fundador da Apple. “Então o que eu tinha que fazer era ser a melhor versão de mim mesmo”, afirma.

Ele também conta que aprendeu truques com Jobs e os coloca em prática em sua gestão até hoje. “Uma das coisas que adorava nele era que ele não esperava inovação e criatividade de apenas um grupo da empresa. Ele esperava isso de todos os departamentos”, diz. Segundo Cook, Jobs aplicava esse padrão de superação de limites a todos.

“Quando me tornei CEO da Apple, eu sabia que não poderia ser Steve. Acho que ninguém poderia ser Steve. Ele era o tipo de indivíduo que aparece uma vez em cem anos, original a partir de qualquer extensão da imaginação”

Antes de se tornar CEO da Apple, Cook teve a oportunidade de viver essa cultura. Ainda como diretor de operações da empresa, ele e sua equipe aplicavam a criatividade e todos o processo de construção dos produtos que projetavam. “Éramos criativos não apenas em design, mas também em operações.”

O método de trabalho ajudou Cook a conquistar a confiança de pessimistas e dos críticos que acreditavam que ele não era suficientemente bom em produtos para ocupar o lugar de Steve Jobs. Na gestão de Cook, a Apple tornou-se a primeira empresa a bater um valor de mercado trilionário. Ele supervisionou o lançamento dos Airpods e do Apple Watch.

Hoje, o CEO da Apple ainda mantém algumas tradições de Jobs, como reuniões às 9h, às segunda-feira. Ele diz que não faz isso por nostalgia, mas porque a empresa está sempre olhando para o futuro, buscando ter grandes ideias sem se sentir limitada pelo passado.

FONTE: https://revistapegn.globo.com/gestao/noticia/2023/04/este-e-o-truque-de-inovacao-que-o-atual-ceo-da-apple-mais-amava-em-steve-jobs.ghtml