ESTE DRONE É CAPAZ DE LIMPAR PRÉDIOS SOZINHO

O equipamento, produzido pela empresa Aerones, consegue limpar a janela de edifícios com até 300 metros de altura

A empresa Aerones está desenvolvendo um drone que limpa janelas de forma autônoma. (Foto: Reprodução/ YouTube)

Ventos fortes, altura elevada, objetos que caem e até mesmo equipamentos defeituosos. Esses são alguns dos perigos a que os limpadores de janelas são expostos durante seu expediente. Mas a empresa Aerones, da Letônia, que acabar com tudo isso. A startup está desenvolvendo um dronecapaz de realizar esse serviço de forma autônoma.

Para funcionar, o equipamentoconta com uma série de amortecedores, situados em sua parte dianteira.

Assim, é garantido que o drone não encoste diretamente nas janelas, causando riscos e até mesmo avarias. Na parte inferior do veículo, duas mangueiras liberam água desmineralizada nas janelas, fazendo a limpeza.

Tanto a energia elétrica quanto a água utilizada durante o serviço chegam até o dispositivo por meio de uma mangueira, conectada ao chão. A empresa afirma que, quando o projeto estiver concluído, o drone irá possuir uma autonomia para limpar um prédio de até 300 metros (o equivalente a 90 andares).

Janelas (Foto: Reprodução/ YouTube)

Além da segurança, a Aerones afirma que o equipamento consegue realizar o serviço muito mais rápido que trabalhadores humanos.

Não existe estimativa de quando o produto irá começar a ser comercializado. Entretanto, a Aerones já começou a pensar em diversas outras aplicações para essa tecnologia. A empresa também está desenvolvendo equipamentos especializados em retirar o gelo de turbinas de vento, limpar instalações industriais e até mesmo apagar incêndios.

Confira como o dispositivo funciona no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=pzseIhg2Neo

FONTE: PEGN