jul 12

ESTE BANCO CARREGA CELULAR, TEM WI-FI E ATÉ “TOMA CONTA” DOS USUÁRIOS

Modelos desenvolvidos pela Include contêm desde carregadores até câmeras de segurança, além de captarem energia solar

Banco Steora, da startup Include (Foto: Reprodução)

Imagine que você está na rua ou em um shopping e decide sentar em um banco para descansar ou esperar por alguém. No fim, descobre que ele não é um simples assento: também carrega o seu celular, oferece Wi-Fi de graça e até inclui câmeras para intimidar pessoas mal intencionadas que estejam por perto. Um produto como esse existe e foi criado pela Include, uma startup croata.

O negócio surgiu em 2016, quando o empreendedor Ivan Mrvoš, 24, começou a desenvolver a ideia em seu próprio quarto.

Batizado de Steora, ele hoje está disponível em ao menos seis diferentes modelos.

Banco Steora, da startup Include  (Foto: Reprodução)

As funções de Wi-Fi e carregamento com ou sem fio (wireless) estão disponíveis em todos eles. Um dos modelos, mais voltado à segurança, possui quatro câmeras de vigilância capazes de captar tanto imagens diurnas quanto noturnas.

Banco Steora, da startup Include  (Foto: Reprodução)

Algumas das opções também permitem a exibição de anúncios, vídeos e fotos. A função, possível graças a uma tela LCD instalada na lateral do banco, permite a parceria com marcas e empresas que desejem fazer propaganda.

Banco Steora, da startup Include  (Foto: Reprodução)

Os bancos, vale dizer, também são capazes de captar e usar energia solar para oferecer as funcionalidades. Em alguns dos modelos, porém, é necessário conectar o assento a uma fonte de energia para proporcionar um funcionamento 24h por dia.

Os modelos da Steora foram projetados para ser instalados em locais de grande movimento, como praças, shoppings e pontos de ônibus. Hoje, há mais de mil deles instalados em 43 diferentes países.

FONTE: PEGN