ESTE APP FACILITA A VIDA E DÁ RENDA EXTRA A CATADORES

O Cataki incentiva a reciclagem ao conectar quem gera resíduos e quem os leva aos locais adequados de descarte

O grafiteiro e ativista Thiago Mundano é o idealizador do app Cataki (Foto: Reprodução/YouTube)

A tecnologia chegou até os catadores de lixo reciclável. Ou eles se apropriaram dela? Seja como for, um app vem facilitando a vida de muitas dessas pessoas: o Cataki permite que qualquer um entre em contato com um catador para o recolhimento de resíduos em sua casa, empresa, ou mesmo na rua.

Os catadores fazem um rápido cadastro, dizem a localidade me que atuam e qual tipo de resíduo recolhem, e os perfis aparecem para quem faz a busca para descartar seus materiais. Assim, evita-se o descarte inadequado de lixo, com toneladas de materiais recicláveis indo a aterros, onde não são reaproveitados como deveriam.

O app foi idealizador pelo grafiteiro e ativista Thiago Mundano por meio do movimento Pimp My Carroça, que dá visibilidade aos catadores com iniciativas artísticas e de aumento da sua autoestima. Apesar de coletar cerca de 90% de tudo que é reciclado no Brasil (segundo o próprio Cataki), eles recebem apenas R$ 0,20 pelo quilo coletado de plástico, por exemplo.

“Lutamos pelo reconhecimento dos catadores de lixo, que são verdadeiros agentes ambientais. O app é uma forma alternativa de aumentar a renda dos catadores com um benefício ambiental sem preço”, diz Mundano.

O Cataki não fica com nenhuma parte da renda, e pede para que mais interessados em ajudar entrem no processo de desenvolvimento de melhorias para o app. Em seu site, o projeto diz que precisa de voluntários para cadastrar catadores, trabalhos administrativos, captação de recursos, programação e design, entre outras atividades.

Hoje o app é mantido pela Oak Foundation e pelo Instituto PDR, e já recebeu mais de 50 mil downloads de usuários de Android. Também está disponível para sistemas iOS. “Estamos bem otimistas pra 2019”, afirma Mundano.

FONTE: PEGN