maio 20

ESTE APARELHO CONSEGUE DETECTAR SEUS PENSAMENTOS

O AlterEgo detecta os sinais de fala interna do usuário e transforma-os em comandos computacionais

O AlterEgo lembra um fone de ouvido com microfone embutido (Foto: Divulgação)

Já imaginou conseguir escrever um e-mail sem precisar digitar ou falar nada? Basta “pensar” e pronto, o texto sai automaticamente. A ideia parece ter saído de um livro de ficção científica, mas acredite, isso já é possível no mundo real.

invenção do jovem engenheiro Arnav Kapur, de 24 anos, não tem nada a ver com telepatia, vale dizer.

Batizado de AlterEgo, o aparelho detecta alterações musculares e vibrações das cordas vocais – segundo Kapur, elas se mexem mesmo quando estamos com a boca fechada.

À “Fast Company”, Kapur disse que a fala é uma das tarefas motoras mais complexas realizadas pelo ser humano – e o dispositivo capta justamente esses movimentos.

A partir desses sinais motores, a inteligência artificial contida na máquina os analisa e os transforma em palavras e informações. Depois, os dados podem ser transmitidos por áudio ou texto.

Além de detectar palavras e comandos, o AlterEgo é capaz de transmitir informações para o usuário. Assim, quem estiver com o dispositivo vai conseguir ouvir respostas e informações como se ditas em sua mente.

O dispositivo também levanta questões de ética e privacidade, como a possibilidade do aparelho captar senhas e dados de segurança para o usuário. No momento, porém, o aparelho não está disponível comercialmente e continuará a ser testado e aprimorado por Kapur.

Ele apresentou o aparelho em uma palestra do TED, em Vancouver, no Canadá. Para os descrentes da plateia, Kapur demonstrou ao vivo como a máquina atuava. Confira abaixo. Caso tenha problemas para visualizar o conteudo, acesse este link.

FONTE: TED