Estados Unidos pode perder o protagonismo na tecnologia 5G para países asiáticos

TELEFONIA 5G. REGIÃO DE NOVA YORK SERÁ PALCO DE TESTES DA TECNOLOGIA NOS ESTADOS UNIDOS (FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK)

Os Estados Unidos correm risco de não competir de forma agressiva no mercado da tecnologia 5G, ao menos frente a nações como a ChinaCoreia do Sul e JapãoOs países asiáticos estão investindo de forma agressiva na nova geração de tecnologia sem fio. Isso porque a infraestrutura usada no 4G não é suficiente para as empresas simplesmente levarem os sinais mais modernos aos usuários.

Taxas para alugar espaços têm limitado a expansão de serviços sem fio a diferentes lugares nos Estados Unidos. As empresas não estão chegando aos seus consumidores. Permissões para construção de novos locais para distribuição do sinal ainda podem levar até mais de um ano.

Ao mesmo tempo, a cidade de Nova York, onde ocorreu a primeira ligação de celular móvel, há 45 anos, foi escolhida para ser teste da tecnologia, por um consórcio de companhias de tecnologia sem fio e integrado pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos.

Por meio de um programa chamado COSMOS, pesquisadores vão emitir 249 células de retransmissão de sinal 5G no West Harlem, região da cidade, para analisar o desempenho da tecnologia no meio urbano. Para executar a medida, a cidade receberá um valor inicial de US$ 3,6 milhões.

Este modelo de testes é comum na indústria sem fio, segundo o TechCrunch. E conforme o tempo passa e as tecnologias se aprimoram, nos próximos anos os testes em Nova York poderão ser melhorados. A própria infraestrutura de rede sem fio pode ser modificada drasticamente, com a checada de dispositivos que usem internet das coisas e o uso de algoritmos de machine learning.

FONTE: ÉPOCA