Estados Unidos anunciam maior pacote de sanções contra China em uma década

O objetivo é proibir a exportação de peças que permitam que a China produza chips. Além disso, Washington quer proibir qualquer país do mundo de exportar para China chips que usem peças americanas.

Os Estados Unidos deram nesta sexta-feira (7) um novo passo na disputa tecnológica com a China.

Você pode nem saber, mas tem pelo menos uns 50 semicondutores na sua casa agora. Eles são necessários para fazer o chip que vai em tudo que é eletrônico. Estão no seu celular, na sua TV, no carro e até em lâmpadas e geladeiras. São fundamentais hoje para o desenvolvimento de qualquer país.

Só que ninguém planejou que eles fossem se tornar tão necessários. Agora, se transformaram no centro de uma disputa entre Estados unidos e China. Não tem para todo mundo. O mundo não produz semicondutores suficientes para o crescimento dos dois países.

Por isso, nesta sexta-feira (7) os Estados Unidos anunciaram o maior pacote de sanções contra a China em uma década. A ideia é proibir que empresas americanas exportem para a China peças que permitam que eles fabriquem os chips.

Além disso, Washington quer proibir qualquer país do mundo de vender para a China chips que usem peças americanas, o que pode ter grande impacto na economia mundial, porque a cadeia de produção de tecnologia é global, cada parte é feita em um país diferente.

Os Estados Unidos afirmam que a ideia é proteger a segurança nacional, porque muito do arsenal de guerra de ponta usa hoje esses chips. Mas a medida é essencial para conter o crescimento econômico da China. Esse é o pano de fundo de uma das maiores tensões globais hoje.

Noventa por cento dos semicondutores mais avançados são fabricados em Taiwan, na costa chinesa, uma ilha que tem um governo autônomo, que a China não reconhece.

Os Estados Unidos afirmam querer defender a democracia por lá, e assinam contratos de compra exclusiva dos chips, o que Pequim considera ilegal. Só quem tiver os chips de Taiwan vai ter esperança de crescimento.

As sanções americanas à China são mais um capítulo dessa história, que é como uma disputa pelo caminho das Índias ou a corrida do ouro da nossa era.

FONTE: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/10/07/estados-unidos-anunciam-maior-pacote-de-sancoes-contra-china-em-uma-decada.ghtml