Esta startup torna promoções de farmácias, lojas e mercados mais inteligentes

A Propz foi uma das selecionadas para a edição anterior do ranking 100 Startups to Watch. Startup propõe lucrar mais com campanhas de marketing personalizadas

Até os varejos mais físicos precisam de tecnologia para atrair e manter seus consumidores. São quase 300 startups brasileiras querendo revolucionar o setor  — e ao menos uma delas já tem números para comprovar a eficácia de sua solução.

A Propz oferece uma infraestrutura própria para coletar e armazenar dados de 105 milhões de CPFs. Depois, sua plataforma gerencia campanhas personalizadas de forma automática. A startup atende 40 clientes de grande porte e afirma que sua solução incrementa a receita dos estabelecimentos entre 3% e 7%. Eles processaram 150 bilhões de reais em mais de 12,2 mil lojas em 2019.

startup foi uma das selecionadas na última edição do 100 Startups to Watch, ranking que reúne as startups mais atraentes do país. As inscrições para a lista deste ano estão abertas e vão até 29 de fevereiro, pelo site do StW 2020. “O ranking trouxe uma maior reputação à nossa empresa”, diz Israel Nacaxe, cofundador da Propz.

Ideia de negócio: promoções inteligentes
A Propz tem cinco sócios: Claudio Yamaguchi, Danilo Nascimento, Israel Nacaxe, Manoel Guimarães e Neilson Lopes. Tudo começou quando Nacaxe e Guimarães desenvolveram um equipamento de medição 3D para a indústria automotiva. O objetivo era coletar dados e melhorar a qualidade dos processos. Esse negócio, chamado Spatium 3D, foi criado em 2004 e vendido seis anos depois.

Procurando um novo empreendimento para aplicarem suas experiências, Nacaxe e Guimarães se uniram aos outros sócios para criar a Propz, em 2012. Os empreendedores validaram um programa de relacionamento com o consumidor analítico no programa de aceleração Start-Up Chile.

A Propz começou gerenciando campanhas de marketing e assinaturas de sócio-torcedor para clubes de futebol. Em 2014, os empreendedores perceberam o tamanho do varejo e suas dificuldades de relacionamento com o cliente.

“O consumidor ficou mais informado. É preciso fazer promoções mais personalizadas aos fiéis, para que eles continuem comprando na loja. A tecnologia entra para automatizar a tarefa complicada de atender individualmente, mas em massa”, diz Nacaxe.

A Propz leva sua proposta de lucrar mais com promoções mais inteligentes a 40 clientes de grande porte, com faturamento anual em cerca de R$ 2 bilhões. Alguns exemplos são Bradesco, Carrefour, Centauro, Droga Raia, Drogasil, Bradesco, Ipiranga e Hering.

A empresa fornece uma infraestrutura própria para processar, agrupar e analisar uma grande quantidade de dados, armazenados na nuvem. Isso pode ser traduzido na tríade tecnológica que pauta a estratégia das empresas mais preocupadas com inovação há alguns anos: big data, inteligência artificial e machine learning.

Com dados analisados, a Propz tem uma plataforma para gerenciar campanhas personalizadas. O software como um serviço (ou SaaS) personaliza preço, formato da promoção e canal de divulgação. Depois, mede os resultados para melhorar campanhas futuras. “Só assim podemos ganhar escala”, diz Nacaxe.