abr 16

Esta planta de bonsai artificialmente inteligente pode conversar com humanos

A planta é capaz de recitar frases e conselhos inspiradores (Crédito: TDK)

A multinacional japonesa TDK desenvolveu uma planta de bonsai artificialmente inteligente, com a capacidade de oferecer apoio emocional. Chamado BonsAI, o “vegetal” é equipado com um sensor de solo, uma câmera para controlar seus movimentos e um painel de LED para transmitir suas emoções.

A iniciativa faz parte do TDK Attracting Tomorrow Project, que busca construir ferramentas aptas a nos aproximar do futuro. Sob a justificativa de que o mundo seria muito melhor se humanos e plantas pudessem se comunicar, BonsAI surge como uma tecnologia capaz de mudar a relação entre a humanidade e a natureza.

BonsAi pode detectar quando está na sombra e procurar luz solar de forma autônoma, usando um sensor de eixo que ajuda em sua estabilidade. Quando atinge uma área iluminada pelo sol, a planta expressa seu conforto e satisfação ligando automaticamente as luzes de LED integradas em sua estrutura.

Uma planta de bonsai artificialmente inteligente

As bonsais são consideras mais sábias que os humanos, já que elas vivem mais. Por esse motivo, a TDK planejou uma planta inteligente que fosse capaz de conversar com pessoas ao redor. Logo, quando as pessoas precisam de ajuda, o “vegetal” oferece dicas a partir do extenso conhecimento derivado de vários momentos e lugares.

 

bonsai 03
A planta inteligente se aproxima da água e pede para ser regada (Crédito: TDK)

A planta é composta por um sensor (que mede a aridez da solo), uma câmera instalada na parte frontal (como um pequeno “olho” para controle de movimento), um painel de LED (que expressa seus sentimentos) e um alto-falante em miniatura (que permite recitar frases e conselhos inspiradores).

bonsai 04
A planta é composta por um sensor, uma câmera em miniatura e um painel de LED (Crédito: TDK)

BonsAi está ainda em estágio conceitual. Até o momento, a empresa TDK não divulgou qualquer declaração oficial esclarecendo mais detalhes técnicos, datas de lançamento ou cronograma geral de vendas. Seja como for, o vídeo a seguir nos oferece um deslumbre de como poderá conversar com uma bonsai no futuro:

FONTE:  FUTURO EXPONENCIAL