jan 04

Esse robô se exercita (e sua) como nós!

Kengoro é o mais novo robô focado na flexibilidade com estrutura verdadeiramente humanóide

Existem vários robôs por aí, mas dificilmente você acha um que tenha um corpo muito parecido com o nosso em relação a movimento e interação com o ambiente. Pelo menos até pouco tempo.

Pesquisadores japoneses estão trabalhando em um robô feito para imitar não só como seres humanos se movimentam, mas também como eles alcançam esse objetivo. Detalhe: ele também sua.

Kengoro é o mais novo robô focado na flexibilidade com estrutura verdadeiramente humanóide, ao invés de visar somente um alto desempenho.

Segundo os pesquisadores, é importante imitar a biologia humana sempre que possível e não só quando for conveniente. Se um robô tem braços poderosos e uma coluna inflexível e sem pescoço, talvez seja uma boa opção para levantar itens pesados, mas não é como humanos o fazem.

Abaixo, você pode vê-lo em ação:

Agora, vamos falar um pouco melhor sobre o fato mais curioso do Kengoro: o fato dele suar.

Como ele sua?

No Kengoro, os motores tem água correndo internamente para mantê-los em uma temperatura baixa enquanto operam. Mas, se ele precisar liberar calor de forma mais rápida, a água poderá ser expelida por poros artificiais. Nada mal, não é?

Apesar de ter alcançado um patamar elevado, a equipe por trás de Kengoro está longe de parar, então ouviremos mais dele no futuro!

FONTE: StartSe