Essa “folha artificial” imita a fotossíntese para produzir combustível sintético limpo

A “planta” utiliza luz solar e seria uma solução sustentável para fechar o ciclo global de carbono

Um grupo de pesquisa da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, desenvolveu uma inovadora “folha artificial” com o intuito de produzir combustível sintético verdadeiramente “limpo”. A folha utiliza luz solar e imita o processo de fotossíntese das plantas para alcançar seu objetivo.

Os elementos necessários para o processo de fotossíntese da “plantinha” artificial são, em sua maioria, os já conhecidos: água, luz solar e dióxido de carbono. A diferença aqui é que ele também necessita de um catalisador de cobalto chamado perovskita. Como resultado, ela produz hidrogênio e monóxido de carbono, que são os componentes necessários para se obter o syngas (ou gás de síntese) –  utilizado em combustíveis, fertilizantes e medicamentos. Apesar da folha precisar de luz solar, o processo também consegue ser realizado em dias nublados.

“Você não está limitado a usar essa tecnologia apenas em países quentes, ou a operar o processo apenas durante os meses de verão. Você poderia usá-lo desde o amanhecer até o anoitecer, em qualquer lugar do mundo.” – Virgil Andrei, químico da Universidade de Cambridge.

Esse combustível resultante é considerado “limpo”, pois não libera qualquer dióxido de carbono no ar.  A maioria dos processos para obter combustível sintético envolve “sobras” de produtos à base de carvão ou petróleo – ou seja, não são neutros em carbono.

“Você pode não ter ouvido falar de combustível sintético, mas todos os dias consome produtos criados com ele. Ser capaz de produzi-lo de maneira sustentável seria um passo crítico para fechar o ciclo global de carbono e estabelecer uma indústria química e de combustíveis sustentável.” – Erwin Reinser, químico da Universidade de Cambridge.

Os membros da equipe dizem estar confiantes em seus catalisadores e combinações de materiais. Um artigo sobre essa pesquisa já está publicado na revista científica Nature Materials.

FONTE: MC