Esqueça as fintechs, os bancos precisam se preocupar com Alibaba e Amazon

Os bancos podem ter enfrentado o desafio das startups fintech, mas agora enfrentam uma ameaça muito maior, das gigantes de plataforma, como Amazon e Alibaba, comendo às suas margens, avisa um novo relatório da consultoria McKinsey.

A onda de alianças entre bancos de varejo e fintechs novatas nos últimos dois anos “ajudou a solidificar a noção de que a conquista de terras acabou”, argumenta McKinsey em seu relatório bancário anual.

No entanto, as empresas da plataforma em todo o mundo, de Rakuten Ichiba no Japão para Amazon e Google nos EUA, estão espalhando seus tentáculos cada vez mais fundos no lado lucrativo da “distribuição” dos bancos.

Aproveitando ao máximo sua base de clientes e seu serviço superior, a Alibaba não é agora, apenas uma enorme empresa de comércio eletrônico, é uma empresa de gestão de ativos, credores e pagamentos, enquanto a Rakuten emite cartões de crédito para dezenas de milhões de clientes.

“A manufatura (fim) de muitas empresas está desaparecendo, já que as empresas da plataforma dominam cada vez mais o fim da distribuição de várias empresas, fornecendo uma ampla gama de produtos e serviços a partir de uma única plataforma”, diz McKinsey.

De acordo com o relatório, o setor manufatureiro – os principais negócios de financiamento e empréstimos que rodam no balanço do banco – gera 53% das receitas da indústria, mas apenas 35% dos lucros, com retorno sobre o patrimônio líquido de 4,4%. Em contrapartida, a distribuição – o lado de originação e vendas do banco – produz 47% das receitas e 65% dos lucros, com um ROE de 20%.

Se os bancos não agem diante da ameaça da plataforma, os novos rivais poderiam reduzir o ROE na indústria de 8,6% no ano passado para apenas 5,2% até 2025, prevê o relatório.
Então, como os bancos devem reagir? A McKinsey diz que a indústria tem algumas vantagens importantes, principalmente a confiança dos consumidores e o acesso exclusivo – por enquanto – aos valiosos dados dos clientes, dando-lhes a oportunidade de assumir as plataformas em seu próprio jogo.

“Bancos que orquestram com êxito uma estratégia básica do ecossistema, criando parcerias e monetizando dados, poderiam aumentar seus ROE para cerca de 9% a 10%. Os bancos que podem avançar e criar suas próprias plataformas podem capturar uma pequena parcela de alguns mercados não bancários, o que eleva seus ROE para cerca de 14% – muito acima da média atual da indústria “.

FONTE: E-COMMERCEBRASIL