Especialista em Nuvem é peça vital para a transformação digital das empresas no Brasil

O profissional deve ser uma pessoa capaz de apoiar a empresa em seu projeto de digitalização e de integrá-la ao mundo da nuvem

A computação em nuvem é um setor que não para de crescer e é esperado que, em breve, todo o armazenamento seja remoto e que esteja acessível para empresas de todos os tamanhos. De acordo coma última previsão do Gartner, estima-se que os gastos mundiais dos usuários finais em serviços de nuvem pública cresçam 20,4% em 2022, totalizando US$ 494,7 bilhões. Em 2023, acredita-se que os gastos dos usuários finais atinjam quase US$ 600 bilhões.

Se as tecnologias de nuvem estão sendo cada vez mais usadas, já que ajudam a acelerar a inovação de uma empresa graças à sua escalabilidade e agilidade, é preciso se preparar para a demanda por um especialista em computação em nuvem vai aumentar também. “Mas é preciso saber qual é o trabalho e o que o mercado exige”, destacou Jaime Balañá, diretor técnico da NetApp em Iberia e Latam. 

Há uma crescente demanda por ofertas de trabalho em busca de um especialista em Computação em Nuvem e TI, especialidade que pode ser concluída no Brasil em 2,5 anos. Ao mesmo tempo, há falta de profissionais qualificados. Segundo a Brasscom, o setor de TI tem um déficit estimado de 200 mil profissionais no Brasil e, até 2024, cerca de 420 mil novas vagas devem ser criadas. 

O profissional de nuvem deve ser uma pessoa capaz de apoiar a empresa em seu projeto de digitalização e de integrá-la ao mundo da cloud. E, para isso, o especialista deve ter as ferramentas necessárias para reconhecer as necessidades da empresa. Ele ainda deve ser capaz de ponderar entre as necessidades da empresa, o orçamento dela e o tipo de nuvem mais recomendado.  

Nesse momento, o especialista em computação em nuvem tem a missão de conduzir a empresa que o contratou a escolher o armazenamento mais adequado. Jaime Balañá sugere que as empresas alavanquem empresas de software que ajudem as empresas a aproveitar ao máximo seus dados na era da transformação digital em ritmo acelerado.  

Além disso, deve-se notar que hoje é uma das posições mais bem pagas no mercado. “Não há como voltar atrás, a nuvem é uma realidade nos negócios no Brasil e, se você deseja ter uma boa estratégia de backup, precisa investir em infraestrutura e software, além de pessoal treinado”, afirmou Balañá. 

“Eles não podem pensar que isso é responsabilidade exclusiva do provedor e que ao contratar serviços em nuvem você estará totalmente seguro. Isso é algo que as empresas devem considerar ao transferir toda ou parte de suas cargas para a nuvem”, concluiu. 

FONTE: https://ipnews.com.br/especialista-em-nuvem-e-peca-vital-para-a-transformacao-digital-das-empresas-no-brasil/