Especialista apresenta primeiros passos de migração para o data-driven

O arquiteto de soluções da Amazon Web Services (AWS) apontou formas e metodologias para iniciar nesse modelo.

As empresas, independente do setor, estão percebendo que a análise e interpretação de dados são cada vez mais importantes para seus negócios. O conceito de empresas data-driven tem se popularizado e os gestores estão cada vez mais interessados em como implementar esse modelo.

Conforme explica a Leega, o conceito de data-driven incorpora ferramentas como Big Data, Inteligência Artificial, Analytcs e Machine Learning para interpretar dados, transformá-los em conhecimento e gerar insights importantes para negócios.

O videocast “Deu Leega” apresentou algumas soluções tecnológicas que podem contribuir para que empresas comecem a implementar o data-driven. O arquiteto de soluções da Amazon Web Services (AWS) Eneias Moreira apontou algumas formas e metodologias para iniciar nesse modelo de negócios baseado em dados.

“Primeiramente, é importante que as empresas ou os responsáveis por determinados setores dela saibam que não precisam ser especialistas ou dominar completamente a jornada de dados para mudar a mentalidade da companhia. No entanto, para que tenham sucesso, é vital que estejam juntos de parceiros competentes, que possam auxiliar estas áreas com conhecimento complementar ao já praticado no ambiente interno”, disse o diretor de Operações da Leega, Arlindo Carlesso, que apresentou o videocast.

Para começar a implementar serviços de cloud (nuvem), Carneiro sugere que os gestores de negócios procuram um parceiro que apresente as soluções que podem se encaixar nos serviços da empresa.

O arquiteto da AWS observa que as mudanças para a implementação de soluções por nuvem precisam ser gradativas, para não deixar de lado passos e processos importantes nessa migração.

“É uma jornada que deve ser percorrida com calma. A empresa não precisa se tornar cloud-native, por exemplo, logo de primeira, mas ir trabalhando nessa modernização e gerando valor nos seus dados”

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/12/21/pro/especialista-apresenta-os-primeiros-passos-de-migracao-para-o-data-driven/