Ericsson, Thales e Qualcomm se unem para o desenvolvimento do 5G via satélite

Um trabalho em conjunto da sueca Ericsson, da francesa Thales e da americana Qualcomm está sendo planejado para o desenvolvimento do 5G por satélite. A ideia é melhorar a conectividade terrestre da comunicação por meio da tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga.

Ou seja, essa rede 5G por satélite a ser desenvolvida pelas empresas deve contar com expertise em equipamentos de telecomunicação da Ericsson, em tecnologia aeroespacial da Thales e em produção de chips poderosos da Qualcomm. “As discussões estão em andamento para testes na Estação Espacial Internacional e com alguns satélites”, disse Hakan Djuphammar, chefe de Projetos Especiais da empresa sueca.

5G via satélite para locais remotos

Esse tipo de conexão de dispositivos móveis 5G com satélites permitiria aos mais variados locais no planeta, desde os mais remotos, uma melhor comunicação – também fornecendo opções da tecnologia em lugares não cobertos pelos provedores de serviços tradicionais. Essa demanda para estender os serviços de banda larga para áreas rurais e populações remotas vem crescendo constantemente.

Isso à medida que empresas, instituições governamentais e usuários finais dependem de acesso confiável a serviços em nuvem. Tanto para conteúdo de mídia avançada e aplicativos com uso intensivo de dados, por exemplo no e-learning e no e-health, como para demais necessidades.

Uma rede baseada no espaço também pode ser usada para fazer backup de redes terrestres. Inclusive em caso de grandes interrupções ou desastres. As empresas devem começar seus trabalhos a partir de simulações em terra, antes de partirem para testes no espaço.

Ainda não há uma confirmação de quando esses testes devem começar. Segundo Djuphammar, é necessário observar se é viável construir uma rede de satélites que possa se conectar aos telefones. “Os satélites se movem muito rápido, então o link muda muito rapidamente”.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/07/13/pro/ericsson-thales-e-qualcomm-se-unem-para-o-desenvolvimento-do-5g-via-satelite/