Entenda qual a relação entre Cloud Computing e ESG

A Cloud Computing, mais conhecida como migração em nuvem, tem sido uma grande aliada do ESG para aprimorar a tecnologia e focar na sustentabilidade.

A necessidade do uso ou aplicação do Cloud Computing ganhou um crescimento acelerado na pandemia, quando a sociedade e o mundo dos negócios precisaram facilitar os processos com as estratégias usadas na nuvem e suas inúmeras possibilidades.

Com isso, as práticas do ESG começam a ser orientadas para a aplicação da tecnologia em nuvem em muitos setores, sobe os princípios que prezam a sustentabilidade empresarial. Dessa forma foi necessário avaliar financeiramente as empresas e diminuir custos, bem como otimizar serviços. Mas qual é exatamente a relação entre Cloud Computing e ESG? Confira!

O que é ESG?

Em 2004, nasceu a sigla ESG, que significa um acrônimo que vem do inglês Environmental, Social e Governance. Em português pode ser encontrada como ASG: Ambiental, Social e Governança.

As práticas de ESG ou sustentabilidade empresarial começaram a ser usadas após o relatório pelo Pacto Global da ONU que tem por objetivo impulsionar empresas a abraçarem os princípios que prezam pelos direitos humanos, direito ao trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Mas o qual o significado por trás da sigla, afinal? Vamos entender o que de fato é a ESG?

Ambiental

Este princípio da ESG consiste nas ações relativas ao meio ambiente e são voltadas às práticas da empresa ou organização que focam na sustentabilidade e manutenção do planeta. Neste combo entram todas as ações que ajudam a diminuir o aquecimento global, emissão de gases poluentes, poluição do ar e água, desmatamento, desperdício de energia e uso de combustíveis fósseis.

Social

O comprometimento, responsabilidade e impacto da organização dentro da comunidade ou sociedade em que está inserida se refere a parte social. Geralmente, são práticas ligadas aos direitos trabalhistas, segurança no trabalho, investimento social, salário justo, diversidade de gênero, etnia e credo.

Governança

As práticas que se referem a governança dentro do ESG estão relacionadas, principalmente, às políticas e processos que orientam a administração, C-levels e diretores. Aqui podem ser considerados a conduta corporativa, a composição do conselho, que deve ser plural e orientada a sua independência quanto às escolhas.

Mas qual a relação entre ESG e Cloud Computing?

Cloud Computing ou computação em nuvem, como é mais conhecida, fornece a ESG recursos tecnológicos capazes de contribuir na redução e resíduos e para a utilização consciente dos mesmos. Ou seja, a tecnologia em nuvem é uma forma de fazer a transição entre o cenário que não está de acordo com a ESG a alcançar a conformidade com as práticas de ESG dentro de uma organização.

Afinal, é a tecnologia implementada que vai facilitar e manter processos mais favoráveis ao meio ambiente, mais socialmente justos e mais alinhados com as regras e leis vigentes.

Portanto, o Clould Computing em si, proporciona à empresa a ver toda a operação de maneira mais transparente, viabilizando o controle disso pelos diversos stakeholders.
Os benefícios da tecnologia em nuvem dentro das práticas ESG

A ESG é um conceito que no mercado atual precisa extremamente da tecnologia em todas as suas práticas. E consolidar a plataforma em nuvem dentro de uma organização hoje é essencial.
Cloud Computing aplicado a ESG no setor Ambiental

Afinal, a nuvem tem o poder de substituir uma infraestrutura física, com maquinários que poluem o meio ambiente, consomem muita energia, sem contar os custos de manutenção e de locação. Sem contar que os benefícios são inúmeros e podem trazer poderosos resultados. Confira alguns:

  • A Accenture realizou um estudo que afirma que a migração para a nuvem impulsiona uma redução de 5,9% nas emissões de carbono. O que significa um ano de economia de 59 milhões de toneladas de CO2, equivalente a retirar de circulação 22 milhões de carros.
  • Redução de custo por aquisição de servidores de alta valor que consomem muita energia e recursos, pois o custo de armazenamento e processamento de dados na nuvem é significativamente menor do que as alternativas físicas locais.
  • Elimina o uso de papel para realizar o arquivamento de documentos. Com isso, a nuvem promove a redução da produção de resíduos sólidos e da poluição de carbono.

Cloud Computing aplicado a ESG no setor Social

Dentro do meio social, a cloud pode atuar com diferentes ferramentas, dentre essas as que ajudam as empresas a monitorar as horas trabalhadas dos funcionários.

Dessa forma, contribui para:

  • Garantir os direitos dos trabalhadores em conformidade com as leis trabalhistas e o bem-estar dos colaboradores.
  • Além disso, o cloud Computing permite que as empresas sejam ainda mais responsáveis, respeitando e zelando pela proteção de armazenamento de dados dos seus clientes.

Cloud Computing aplicado a ESG na Governança

A nuvem ajuda a melhorar a governança, fornecendo melhores ferramentas para conformidade, auditoria e ótimos resultados para o negócio. Dentre os fatores que contribuem para isso estão:

  • O compliance, que também deve estar presente com práticas ativas para anticorrupção, existência de canais para denúncias em caso de assédio, discriminação ou corrupção.
  • A união de investimentos em ESG e cloud Computing é poderosa para poder ajudar as empresas não apenas a reduzir seus custos, mas também a tomar decisões comerciais mais sustentáveis e éticas.

Com isso, só vemos cada vez mais a necessidade das práticas de ESG estarem ligadas a tecnologia e ao armazenamento em nuvem. Pois todos os envolvidos, desde empresas, funcionários, sociedade, governos e meio ambiente são beneficiados de alguma forma.

FONTE:

https://olhardigital.com.br/2023/07/06/pro/entenda-qual-a-relacao-entre-cloud-computing-e-esg/