Entenda a diferença entre conta digital e carteira digital

Além da pandemia, o ano de 2020 ficou marcado pelo avanço na adoção dos pagamentos digitais. No Brasil, um fator responsável por impulsionar essa tendência foi o pagamento do Auxílio Emergencial. O processo, que funcionou por meio de poupanças digitais da Caixa, foi responsável por ‘bancarizar‘ milhares de brasileiros.

Por conta da agilidade e praticidade, a mudança também abriu caminho para popularizar a oferta de contas e carteiras digitais por diversas empresas. Entretanto, uma dúvida que ainda persiste entre diversas pessoas é: qual a diferença entre uma conta digital e uma carteira digital?

Para responder à pergunta, acompanhe o nosso artigo para entender melhor os conceitos e como cada um desses serviços financeiros funciona.

Conta digital

Uma conta digital, também conhecida como ‘conta pagamento’, oferece aos correntistas os mesmos serviços que uma conta tradicional, podendo ser aberta ou encerrada sem ter que sair de casa.

Quem possui uma conta digital no Nubank, por exemplo, um dos nomes mais populares do setor, pode efetuar os seus pagamentos normalmente, além de também conseguir receber valores e acessar outras operações financeiras direto do celular.

Logotipo do Nubank exibido na tela de um smartphone com um cartão do banco digital ao lado
O Nubank é um dos bancos digitais que oferece uma conta pagamento aos clientes. Imagem: rafapress/Shutterstock

Dentre as empresas que oferecem uma conta digital, várias também disponibilizam um cartão de débito aos clientes, um deles é o “roxinho”, apelido dado ao cartão oferecido aos correntistas do Nubank. Se o cliente tiver um bom histórico financeiro, também há a possibilidade do banco oferecer um cartão de crédito.

Vantagens da conta digital

Optar por abrir uma conta digital pode ser uma boa ideia para quem precisa ter acesso às operações financeiras mais tradicionais. Outro ponto a favor do serviço é que os bancos digitais não costumam cobrar tarifas dos clientes.

O que pode ser tratado como um ponto negativo, é o fato do correntista não ter um gerente a sua disposição. Ainda assim, mesmo que tenha problemas, saiba que as próprias empresas têm equipes treinadas para resolver tudo através dos seus canais de atendimento.

Carteira digital

Imagem mostra conceito de compra usando o smartphone como plataforma de pagamento digital
As carteiras digitais mais conhecidas no mercado são o Google Pay e o Apple Pay. Imagem: Paisit Teeraphatsakool/Shutterstock

Já as carteiras digitais, também conhecidas pelo termo em inglês ‘wallet’, funcionam atreladas a um determinado aplicativo ou serviço capaz de armazenar os dados de cartões de crédito e débito e, dependendo do caso, até uma determinada quantia em dinheiro. Através dela, os usuários podem realizar transações pelo celular ou smartwatch, por exemplo. Alguns exemplos mais conhecidos de carteiras digitais são: Google Pay e Apple Pay.

Funciona assim: em vez de pagar por um produto usando cartão ou dinheiro físico, uma pessoa pode simplesmente usar a sua carteira digital por aproximação ou lendo um QR Code com o celular, por exemplo.

No entanto, para que tudo funcione, o lojista deve aceitar pagamentos dessa forma. Além disso, vale ressaltar que o usuário precisa ter um cartão cadastrado ou dinheiro disponível na sua wallet para que uma transação seja concluída.

Algumas carteiras digitais também funcionam para efetuar pagamentos em lojas virtuais, bastando que o cliente selecione a sua carteira e utilize o código PIN (a senha da carteira) para finalizar uma compra.

Vantagens da carteira digital

Talvez a sua principal vantagem é que se trata de uma opção ainda mais acessível que a conta digital, já que está disponível na maioria dos celulares disponíveis no mercado e podem ser utilizadas gratuitamente.

Para aqueles que por algum motivo não têm um bom histórico financeiro, as carteiras digitais podem funcionar muito bem como ferramenta de pagamento, já que basta adicionar dinheiro para conseguir usá-las em diversos estabelecimentos comerciais.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/01/11/tira-duvidas/diferenca-banco-carteira-digital/