Entenda como a transformação digital está modificando os negócios

As empresas precisam pensar novos modelos de negócio, incluindo formas de interação com seus clientes, trazendo expansão e lucratividade para o negócio

A chamada Transformação Digital tem impactado diretamente todos os setores da sociedade, levantando discussões desde como ensinar e formar novos profissionais frente aos desafios atuais às estratégias de decisão e ação dos Governos e Corporações, do pequeno ao grande. Mais do que uma dimensão de análise, o Espaço Geográfico deve ser entendido e apreendido por estes: olhar o mapa e tomar decisões com base em análises, agregando valor à marca. As empresas precisam pensar novos modelos de negócio, incluindo formas de interação com seus clientes, trazendo expansão e lucratividade para o negócio.

Graças ao exponencial avanço tecnológico, vivemos em uma sociedade em rede, ágil e conectada. A cada dia, estamos nos apropriando mais e mais de ferramentas simples e acessíveis, como apps que revolucionam nossa forma de viver. Se, antes, falar sobre Geoprocessamento, SIG, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Localização (como o GPS) era algo complicado, que envolvia entender sobre configurações de hardware, software e estava restrito a um pequeno número de superespecialistas, hoje, as tais tecnologias estão cada vez mais intuitivas e disponíveis no dia a dia de qualquer cidadão que acompanha desde a previsão do tempo até a criação de rotas de suas viagens, bem como das empresas e dos governos que devem se apropriar delas para o entendimento e a tomada de decisão e de ações territoriais.

Este curso abordará como os Aplicativos móveis, o Big Data/Small Data e a Computação Cognitiva, a Nuvem (cloud) e o Engajamento Digital são oportunidades para um novo momento: a Inteligência Geográfica não mais como estratégia mas como Cultura. Por isso foi criado o treinamento Da Decisão à Ação Geográfica que vai acontecer no dia 15 de maio das 13h30 às 19h com destaque na programação do MundoGEO#Connect 2018.

Tópicos:

• Geoprocessamento, SIGs e Inteligência Geográfica
– Há muito a adjetivação “com uso de Geoprocessamento” deveria ter desaparecido: a mudança de cultura organizacional.
• Uma corporação data-driven
– Dados para quem e por que?
• Quebrando as paredes do “departamento de mapas”
– Estratégias e ações
• Novos paradigmas: WebGIS e Geodesign
– Computação em nuvem e inovações no planejamento e intervenção territoriais
• Cases e Discussão
– Será que é factível?

Confira a programação completa e garanta sua vaga

abimaO instrutor do curso será Abimael Cereda Junior. Geógrafo, Professor, Consultor e Palestrante da Georesults (Geografia das Coisas), atuando como pesquisador colaborador na Unicamp, docente em cursos de pós-graduação e extensão, como UFSCAR e UERJ e apoiando empresas e entidades a alcançarem resultados por meio da Inteligência Geográfica. Com Especialização em Geoprocessamento, Mestrado e Doutorado em Engenharia Urbana, tem como área de pesquisa e atuação a incorporação da Inteligência Geográfica nos processos de planejamento e gestão público e privado, bem como o desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas para análise espacial de dados geográficos, para além das Smart Cities e Smart Farms.

FONTE: MUNDO GEO