set 13

Engenheiro transforma carro a combustão em veículo elétrico seguindo tutoriais na internet

Espanhol Juan Cuenda, que mora em São José dos Campos (SP), começou a se interessar pela conversão de automóveis assistindo vídeos de canais americanos.

Juan Antonio Cuenda modificou carro com ajuda de tutoriais em vídeo na internet — Foto: Arquivo pessoal

Um engenheiro espanhol, morador de São José dos Campos (SP), converteu um carro a combustão em um veículo elétrico. Detalhe: Juan Antonio Cuenda, de 52 anos, modificou o carro, um Celta 2005, seguindo diversos vídeos disponíveis na internet.

Juan, que mora na cidade desde 2013, quando veio para trabalhar na área de desenvolvimento aeronáutico, conta que já tinha interesse por carros elétricos e automóveis em geral. Com a facilidade da informação pela internet, passou a acompanhar canais estrangeiros no Youtube que explicavam o passo a passo de uma conversão.

“Comecei pesquisando a disponibilidade dos componentes no Brasil. A dificuldade para importação e a logística limita as opções. Às vezes são quase inexistentes ou muito caras”, explica Juan.

Ele escolheu o modelo devido ao peso leve e ao tamanho compacto. Além disso, o veículo contava ainda com uma boa aerodinâmica, o que melhorava a autonomia e velocidade máxima. Por esses detalhes e por se tratar de um modelo não muito antigo, popular e com facilidade de peças de reposição para manutenção, o Celta foi o carro eleito.

O Celta foi o modelo escolhido por ser popular, econômico, e ter aerodinâmica leve, fácil de converter para modelo elétrico — Foto: Arquivo pessoal

O Celta foi o modelo escolhido por ser popular, econômico, e ter aerodinâmica leve, fácil de converter para modelo elétrico — Foto: Arquivo pessoal

Superada as dificuldades iniciais para encontrar as baterias de lítio e os componentes necessários para a conversão, o projeto foi tomando forma. Juan começou com os trabalhos em 2017 e conta que o processo foi feito durante o tempo que tinha livre.

No entanto, ele diz que os custos são difíceis de serem calculados pelas diversas modificações e melhorias realizadas. O resultado de todo o trabalho, para ele, é muito satisfatório.

“O uso do carro é muito econômico. O custo de energia para carregar a bateria é de R$ 9,00, e no meu caso menos ainda, pois tenho instalação fotovoltaica [painel de geração de energia solar] em minha casa”, relata Cuenda.

O engenheiro conta que o projeto começou como uma ideia para viabilizar a conversão de veículos de forma mais econômica e sustentável. Ele explica que a oferta de carros elétricos ainda é baixa e muito cara no Brasil, mas com a alta no preço dos combustíveis, a demanda pelos veículos elétricos têm aumentado. Com isso, a conversão se apresenta como uma alternativa para quem deseja investir nesse modelo.

Juan pretende seguir com as conversões e já tem planos para seguir com os projetos de forma empresarial. “Atualmente, estou a procura de parceiros e investidores para iniciar uma startup. Já estou com uma parceria para conversão de outro veículo e com mais projetos e encomendas à espera”.

O Celta foi o modelo escolhido por ser popular, econômico, e ter aerodinâmica leve, fácil de converter em modelo elétrico — Foto: Arquivo pessoal

O Celta foi o modelo escolhido por ser popular, econômico, e ter aerodinâmica leve, fácil de converter em modelo elétrico — Foto: Arquivo pessoal

FONTE: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2021/09/06/engenheiro-transforma-carro-a-combustao-em-veiculo-eletrico-seguindo-tutoriais-na-internet.ghtml?fbclid=IwAR2MvE2NK5RYzc40kgMlp9zcdKNRtEOgGRP_D6axViugM0EMgWSU7K2gI_0