Energia solar pode levar chuva e vegetação ao deserto do Saara

Segundo estudos, a instalação de campos de energia solar no deserto do Saara, na África, pode aumentar em 150% o volume de chuvas na região. Esta ação é positiva em vários fatores, um deles, por exemplo, é que a energia solar é a fonte energética mais limpa que existe atualmente. Além disso, esta instalação pode desacelerar o ritmo do aquecimento global e melhorar a vegetação local.

Uma pesquisa realizada por cientistas alunos da Universidade de Maryland, Estados Unidos, criou uma simulação digital em que cerca de 20% da superfície do deserto seria coberta por painéis solares, além de contar com a instalação de parques eólicos. O resultado foi impressionante, seria possível que a produção energética alcançasse oitenta e dois terawatts, aproximadamente quatro vezes o consumo global atual.

Os pesquisadores escolheram a região entre o deserto e o norte do Sudão, o Saara e o Sahel por suas boas características, como ausência de população, grande incidência de raios solares e ventos, e espaço disponível para instalação dos equipamentos. Segundo os envolvidos no estudo, essas áreas possuem grande demanda de energia e investir em energias renováveis pode melhorar o desenvolvimento econômico no Sahel, que é considerada uma das regiões mais pobres do mundo.

Aplicar energias renováveis, como a energia solar e a eólica podem mudar para melhor o regime pluvial do deserto. Mesmo que exista os bolsões de vegetação nativa, dos mais de 9 milhões de metros quadrados do deserto, a maior parte é coberta por areia. A ideia de instalar painéis solares no deserto é para que estes equipamentos façam o mesmo efeito dos bolsões de vegetação.

Funciona da seguinte forma: o equipamento absorve os raios solares, como as plantas fazem, retendo o calor e deixando a superfície quente. No solo arenoso, acontece ao contrário, os raios solares são refletidos. O movimento de empurrar a massa de ar aquecida para o alto facilita a formação de chuvas. As placas solares reduzem a reflexão da luz solar, o que causa maior absorção da radiação solar, junto com o aquecimento da superfície, e isso aumenta a precipitação.

As mudanças realizadas por meio dos painéis solares trouxeram um feedback positivo e, segundo os pesquisadores, isso já era esperado. Alguns estudos anteriores já haviam chegado à conclusão de que as energias renováveis podem trazer mudanças climáticas positivas.

As energias renováveis estão cada vez mais presentes nos desertos. Uma mega usina de energia solar no deserto africano pretende abastecer a Europa. Já no deserto de Israel, foi construída a maior torre de energia solar do mundo. Na Arábia Saudita, o maior projeto de energia solarfoi lançado e passa por estudos.

Sabemos que as energias renováveis, em destaque, a energia solar, são muito benéficas para o meio ambiente por não emitir gases prejudiciais. A energia solar é uma fonte de energia alternativa que pode ser a solução de muitos impasses da sustentabilidade e preservação do planeta. A energia solar pode trazer um futuro melhor para o mundo!

Para adquirir um financiamento para energia solar ou uma placa solar acesse o Portal Solar, maior web site de energia solar fotovoltaica do Brasil!

FONTE: PORTAL SOLAR