ago 17

Energia Solar: o que é e vale a pena?

Descubra o que é este tipo de energia, suas vantagens e desvantagens e se vale usar em sua residência.

Com o aumento do número de empresas e indústrias utilizando energia solar, aumentou também o interesse e procura pela instalação de sistema fotovoltaico em imóveis residenciais. O mercado de energia solar não para de crescer e estima-se que, em 2024, haja 1,2 milhão de sistemas fotovoltaicos espalhados pelo Brasil.  Devido à sua ampla implementação em residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e propriedades rurais, o segmento cresceu exponencialmente nos últimos anos, tornando o mercado de energia solar bastante relevante.

O Brasil tem localização privilegiada em relação ao potencial energético solar no mundo. Apesar de seu uso estar em alta no país, o aproveitamento ainda está abaixo do seu potencial. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)mostram que entre 2012 até 2019 já foram instalados mais de 134 mil sistemas fotovoltaicos no país.

O que é energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é uma opção sustentável, econômica, eficiente, segura e de fácil instalação. Seu uso permite reduzir o custo de energia elétrica em até 95%. Além disso, os painéis solares geram não só a energia consumida durante o dia na casa, já que o excedente que é injetado na rede é convertido em créditos energéticos. São esses créditos que fazem com que os consumidores consigam economizar na conta de energia, ação criada pela Resolução Normativa 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica Aneel, chegando a 95% de economia. Dessa forma, mesmo que não se utilize toda a energia produzida, são gerados créditos de energia pela rede distribuidora com validade de até 60 meses.

O investimento inicial para a aquisição do sistema fotovoltaico residencial é relativamente elevado, no entanto, tem vida útil de até 25 anos e o retorno do investimento é geralmente obtido nos seis primeiros anos de uso. Por conta disso, a instalação dos painéis solares assegura lucro após um período de investimento, sendo possível pagar o valor de aquisição do sistema por meio da economia com a conta de energia.

Você pode gostar de: O que devo saber antes comprar um lote?

Além do baixo impacto ambiental, fácil instalação e baixo custo em relação ao tempo de vida útil, o sol é a fonte de energia mais barata do mundo quando comparada com outros recursos naturais, como a energia eólica e hídrica, podendo ser utilizada mesmo em regiões que ainda não possuem distribuição pela rede elétrica convencional.

Energia solar: vantagens e desvantagens

Entre as vantagens da utilização da energia solar para geração de energia elétrica, também está a baixa necessidade de manutenção do equipamento que é flexível, ocupa pouco espaço e pode ser instalado em diferentes áreas. Os dispositivos não fazem barulho durante o seu funcionamento, não causam poluição, demandando necessidade de limpeza apenas uma vez ao ano.

Alguns pontos negativos e que merecem atenção antes de se optar pela instalação do sistema, é o fato de não funcionar à noite sem o uso de sistemas com baterias. Também conta a pouca oferta de incentivos fiscais no Brasil para esse tipo de projeto, apesar de, existirem opções de financiamento. Com a instalação das placas solares nos telhados, a fachada e a aparência do imóvel podem ser afetadas, por isso é importante o acompanhamento do projeto por arquitetos, engenheiros e especialistas em energia solar.

Você pode gostar de: O que devo perguntar ao visitar um lote?

Outro aspecto bastante positivo é a valorização que incide em um imóvel com sistema de energia solar instalado, ou seja, o investimento garante a economia de energia e faz com que o imóvel valha mais. Estudos desenvolvidos pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (Estados Unidos), demonstram que imóveis com instalação de um sistema de energia solar têm uma valorização de 3% a 6%. A análise mostrou, ainda, que os compradores estavam dispostos a pagar, em média, R$ 40 mil a mais por casas que tenham um sistema fotovoltaico instalado.

No momento em que se opta pela instalação de um projeto de energia solar, é recomendável buscar o suporte de uma empresa especializada. Feito isso, é importante verificar se constam todas as identificações que comprovem sua solidez de atuação, como CNPJ, endereço, site, formas de contato e outros projetos já executados.

Aqui na 1M2, nós descomplicamos a sua experiência. Através da nossa plataforma você descobre mais sobre os empreendimentos, agenda uma visita e, ainda, pode simular o financiamento. Fique a um passo de ser dono do m² ideal, clique aqui e saiba mais.

FONTE: https://meu.1m2.com.br/energia-solar-o-que-e/?fbclid=IwAR1_VRIHG9dNCRPosGlXiJ7t2Xa6xAV81BBY5bd0120H1N6gso6TAhaIjP8